Assine o fluminense

Fonte de nutrientes

Rica em potássio, água de coco hidrata, ajuda a emagrecer e faz bem à pele

Água de coco auxilia no emagrecimento e hidrata o corpo

Foto: Divulgação

Ela combina com a tropicalidade brasileira, é rica em nutrientes, hidrata e auxilia na perda de peso. Entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, é quase unanimidade: a maioria das pessoas morre de amores pela água de coco. Inclusive, uma qualidade menos conhecida da bebida é que ela diminui o cansaço e o estresse, graças aos seus eletrólitos, como o magnésio e potássio.

A microbiologista Ivana Bogado, de 33 anos, consome água de coco desde a infância. Gosta de beber in natura após a prática de exercícios. Durante a semana, quando a rotina é mais apertada, compra a bebida envasada, sem conservantes, e adora combiná-la com frutas no preparo de sucos. Eventualmente, Ivana utiliza cubinhos de gelo de água de coco até mesmo em drinques, que recebem o sabor e o frescor do coco. 

“A água de coco sempre foi minha primeira opção de bebida, até mesmo durante viagens. Nada melhor que tomar uma água de coco para relaxar e reidratar após uma corridinha na praia nos fins de semana. Fico louca quando viajo para o Nordeste, onde o coco é vendido a preços bastante atrativos. Me sinto revigorada após o consumo”, constata. 

O hábito é tão arraigado na rotina de Ivana que ela acabou influenciando vários amigos a consumirem água de coco diariamente. Muito vem do fato da microbiologista aliar a bebida à prática de atividade física. 

“O melhor incentivo é o exemplo, e todas as pessoas que convivem comigo sempre me veem consumindo. Combina demais com nosso clima e com estilo de vida de pessoas que praticam exercícios físicos”, conta.  

De acordo com a nutricionista esportiva e estética Priscila Rocha Braga, a água de coco serve como fonte de hidratação secundária e ajuda no controle da pressão arterial, por neutralizar os níveis de sódio no sangue. Pode ser consumida diariamente em porções médias de 200 a 300 ml, porém, pacientes com restrições para consumo de alimentos ricos em potássio devem evitá-la.

Ivana Bogado acabou influenciando vários amigos a consumirem água de coco como ela

Foto: Arquivo pessoal

“Além do poder de hidratação, a água de coco serve para reposição de alguns minerais. Fonte de potássio, reduz cãibras, ajuda no controle da pressão arterial, além de conter cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde. Pode ser usada para bater com frutas, vitaminas. Após comprar, é ideal que se faça o consumo em até um dia”, salienta a nutricionista, ressaltando que o ideal é evitar o consumo da água de coco industrializada. Se optar por comprar já envazada, melhor escolher as que vêm congeladas, pois não levam conservantes químicos. 

Famosos como Xuxa já comentaram publicamente que substituíam a água completamente da dieta pela que vem do coco, mas a nutricionista faz questão de alertar que isso não é o melhor a se fazer.  
“O excesso do seu consumo eleva os níveis de potássio sanguíneos e diminuem os níveis de sódio, o que pode acabar sobrecarregando os rins”, destaca.

Receitas de sucos nutritivos:

- 150 ml de água de coco gelada
- 1 maçã fuji ou 2 rodelas de abacaxi
- 1 folha de couve
- 5 folhas de hortelã
- 1 limão 
- 1 rodelinha de gengibre
- 1 col. de café de açafrão em pó
- 100 ml de polpa de açaí
- 100 ml de água de coco
- 6 morangos 
- 1 col. de café de canela ou cacau em pó

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top