Assine o fluminense

Inspirações

O FLU Revista separou alguns filmes que mostram como a velhice é algo que pode e deve ser ressignificado, e que a vida é pra ser vivida e apreciada em qualquer idade

 

Foto: Divulgação

Envelhecer não é fácil para ninguém. Acordamos, trabalhamos, nos relacionamos todos os dias e, quando paramos para perceber, já estamos na chamada “terceira idade”. Com o advento da globalização no início do século passado, as informações têm corrido pelo mundo de uma forma nunca vista antes. Se antes a troca era boca a boca, através de um “correio invisível”, hoje temos tudo na palma de nossas mãos. O mundo de hoje tem pressa, tudo tem de estar pronto para ontem. Paramos de trabalhar só ao envelhecer e, quando finalmente chegamos lá, acreditamos que não há mais motivos para aproveitar a vida. Sendo assim, O FLU Revista separou alguns filmes que mostram como a velhice é algo que pode e deve ser ressignificado, e que a vida é pra ser vivida e apreciada em qualquer idade.

Antes de partir 
Com a participação de dois excelentes atores, Jack Nicholson e Morgan Freeman, “Antes de Partir” conta a história de dois pacientes terminais de câncer, que acabam se conhecendo no hospital. Um deles é muito rico (Nicholson), dono de vários hospitais, o outro é um simples mecânico muito apegado à família (Freeman).

Através de uma lista que Carter (Freeman) escreve com as coisas que queria fazer antes de morrer, os dois pacientes decidem se aventurar. Entre suas aventuras, destacam uma visita à muralha da China, corrida de carros e até pular de paraquedas. Além da China, os personagens também vão visitar lugares lindos como Taj Mahal e Egito.

 

Foto: Divulgação

Do jeito que elas querem
Este aqui é lançamento e se você correr ainda dá para assistir no cinema. “Do jeito que elas querem” conta a história de quatro amigas de longa data que estão na casa dos 60 anos e decidem criar um clube do livro, porém, com um detalhe um tanto inusitado: o livro escolhido da vez é o best-seller erótico “Cinquenta tons de cinza”. A partir daí, a vida dessas mulheres bem-sucedidas e inteligentes muda completamente, trazendo a elas uma perspectiva diferente de suas vidas. Baseadas nas aventuras de Christian Grey e Anastasia, elas tentam dar uma apimentada em suas vidas sexuais. O longa-metragem de Bill Holderman conta com um elenco de peso, tendo Maty Steenburgen como Carol, Jane Fonda como Vivian, Candice Bergen como Sharon e Diane Keaton como Diane.

 

Foto: Divulgação

Intocáveis
Baseado em fatos, o filme francês conta a história de Phillipe, um homem tetraplégico que está à procura de um cuidador, e Driss, o homem que aceita ajudá-lo. Com uma personalidade oposta a de Philipe, Driss chama a atenção do francês, que o convida para um período de experiência. Com linguajar franco e um tanto deslumbrado pela riqueza do seu patrão, Driss aceita a tarefa. Às rusgas de começo, os dois acabam aprendendo a se respeitar e a brincar com suas adversidades.
A partir daí surge uma grande amizade.

 

Foto: Divulgação

Ensina-me a viver
Este filme é considerado um dos mais cultuados da história do cinema americano. Na época, no auge da contracultura, com a guerra do Vietnã matando americanos a todo vapor, o filme mostra o jovem rico Harold, completamente desanimado com a vida, cujo hobby é frequentar enterros de pessoas desconhecidas e fingir suicídio para assustar a mãe, além de gostar de dirigir um carro funerário. Nada o entusiasma. É quando aparece uma senhora muito simpática, Maude (que também tem por hábito frequentar funerais), e, como diz no título do filme, ensina-o a viver. Mas não do jeito careta e tradicional, com lições de vida que todos o dão, e sim com suas atitudes impulsivas, que o impressionam.

 

Foto: Divulgação

Up altas aventuras
Essa animação da Pixar de 2009 abriu o Festival de Cannes no ano de seu lançamento. A história é sobre Carl Fredricksen, um senhor que, aos 78 anos, acaba de perder sua esposa, depois de uma vida inteira compartilhando sua vida com ela. Ao mesmo tempo, vê a casa que construíram juntos ser ameaçada por construções de arranha-céus. Sem muito mais a perder, ele resolve amarrar centenas de milhares de balões em sua casa e sair voando até a América do Sul.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top