Assine o fluminense
Lente Gastronômica

Igor Maurício Barreto é cozinheiro, restauranteur, consultor, palestrante e viciado em gente! E-mails para esta coluna: igormauriciobarreto@gmail.com

É Carnaval! Não...acabou.

É Carnaval! Não...acabou.

Somos uma nação de foliões! Mesmo os que não curtem a folia. Afirmo isso com a certeza de que o Brasil para durante o carnaval. Cada ano mais, cada vez mais. Mesmo em meio a uma recessão ainda latente, para-se tudo! O tempo dá uma pausa. O foco passa a ser a festa pagã, que outrora foi religiosa, anteriormente pagã. Tudo ao mesmo tempo.

Essa multifacetada época do ano proporciona um momento de catarse para uns, momento de folia para outros e ainda tem espaço para o descanso de alguns. Mas em meio à folia, poucos são os setores que não param, dentre eles, o de alimentos e bebidas. 

Nossa vida é 24 por 7. Quem se dedica ao setor, sabe que os dias de todos não são para nós. Durante o carnaval, o setor ferve. Bufês, vendedor de rua, hotéis, pousadas, praias, serra… por todo lugar há boa comida.

E no fim da folia, estamos lá. Já contei a vocês o significado da palavra restaurante?

Numa época em que as distâncias eram longas, e as tabernas serviam bebidas e alguns tira-gostos, um francês chamado Boulanger resolveu acolher viajantes que tinham fome e precisavam se restaurar. “Venham a mim os que precisam se restaurar”. Através da comida, Boulanger ajudava-os a recuperar suas energias, e renovar-se para os desafios que estavam por vir. No início, o novo conceito demorou um pouco a pegar, mas deslanchou, se desenvolvendo até hoje. No início, chamado de “restaurat”, evoluindo para o “restaurant”, o fato é que a comida continua sendo protagonista. 

Assim como há carnaval para todos os gostos, há comida para todas as tribos, gostos e situações. Além das resoluções de ano novo, as resoluções de carnaval vão de “nunca mais eu bebo” até “agora começo aquele regime”. Mas eles todos estarão lá, prontos para restaurar suas energias e fazer a festa continuar. 

A festa começou em dezembro na Bahia e acaba em março no Brasil todo. Os restaurantes de todo o País estão a postos por nós. 

Celebre quem restaura suas energias! Se recupere comendo comida de verdade!

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top