Assine o fluminense

Linda ao sol

Os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados. Proteção é fundamental

Os raios solares intensos podem prejudicar a pele, que, por sua vez, fica mais oleosa e acneica nos dias de verão

Foto: Lucas Benevides

Os cuidados com a pele no verão são completamente diferentes dos feitos durante o inverno. Os raios solares intensos podem prejudicar a pele, que, por sua vez, fica mais oleosa e acneica. Mas não é preciso se desesperar. Com os cuidados certos, é possível enfrentar o calor sem uma testa reluzente. Especialistas ensinam como manter a pele impecável mesmo sob altas temperaturas.

O verão demanda mais cuidado com a radiação ultravioleta, que se intensifica nesta época do ano. Sobretudo em cidades litorâneas como Niterói, onde as pessoas se expõem mais ao sol, é preciso cultivar o hábito de uso do protetor solar algumas vezes por dia, como ensina o dermatologista Carlos Reis.

“Recomendo, no mínimo, uma aplicação por volta das 8h, outra ao meio-dia e uma última por volta das 15h, garantindo proteção nesse período, quando temos sol até às 19h. O calor intenso do verão também provoca uma maior oleosidade na pele, por isso também prefiro substituir o uso dos hidratantes faciais por água termal nesse período”, ressalta o médico. 
Principalmente para homens que têm a pele mais oleosa por causa da testosterona, é importante introduzir nessa época o uso de sabonetes adstringentes ou “oil control”, que oferecem conforto tirando o brilho do rosto, por isso também ajudam a pele a enfrentar o verão, aconselha o dermatologista.

“Esses são cuidados quanto à parte tópica da pele. Mas também é preciso lembrar de se hidratar bem bebendo água, que melhora muito a qualidade da pele. Também é uma época de ajustes no uso dos ácidos, mudando para os que não são fotossensíveis e não irritam, e peelings mais superficiais para não perder os ganhos obtidos com os cuidados iniciados no inverno”, esclarece Carlos. 

O verão muda toda rotina de cuidados com a pele da alergista Camila de Almeida Ventura, de 32 anos, que tem pele oleosa e, por isso, costuma frequentar o dermatologista a cada três meses.

“O ano inteiro uso protetor solar fator 45. No verão, uso com cor para não ter que usar maquiagem e passar mais produto, só um pó compacto já resolve. Um sabonete que combate a oleosidade, água termal e um ácido bem levinho antes de dormir. Os peelings eu deixo para quando o inverno chegar”, revela a médica.

Além do rosto, para Camila, essa também é a época de lembrar de outras partes do corpo que também ficam expostas, mas frequentemente são esquecidas pela maioria das pessoas.

“Nos últimos tempos, principalmente no verão, também tenho aplicado protetor nas mãos e no colo. São áreas muito expostas, principalmente quando estou dirigindo. Tento não esquecer para mais tarde não ficar com o rosto bacana e o resto manchado e envelhecido”, ressalta Ventura.

Ainda hoje, um dos principais erros dos cuidados com a pele no verão é não aplicar o filtro solar mais de uma vez ao dia, ou, o que é pior, achar que ele só é necessário quando se está na praia, alerta a dermatologista Christiane Gonzaga.

“O envelhecimento é um processo cumulativo e a exposição ao sol é um dos fatores neste acúmulo, ou seja, quem não está usando o protetor em sua rotina está deixando de se prevenir, principalmente nesse período, fora que não se proteger também aumenta o risco para o câncer de pele”, explica Gonzaga.

Toda exposição ao sol que provoca vermelhidão ou descamação é um risco para saúde da pele, por isso, de acordo com Christiane, além de filtros, quem quiser aproveitar o verão de maneira segura para pele precisa se cercar de muitos outros cuidados.

“Sardas e pintas que coçam ou sangram requerem uma visita ao dermatologista para exame. Mulheres com melasma também precisam de produtos especiais nesta estação. O uso de viseiras, barracas e camisas com proteção UV também são grandes aliados para aproveitar a época mais divertida do ano de forma segura e tranquila”, conclui a especialista. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top