Assine o fluminense
Mão na Massa

O chef Romeu Valadares apresenta as novidades do mundo gastronômico e dicas sobre pratos saborosos e cheios de detalhes curiosos

O curry tailandês

Na Tailândia, os currys são parte do cotidiano, cada família dá seu toque pessoal aos diversos tipos de preparação

Foto: Colaboração Romeu Valadares

Estamos familiarizados com o curry indiano, uma mistura de especiarias desidratadas, misturadas e vendida em saquinhos ou frascos que embalam o fragrante pó amarelo. Na Tailândia, os currys são parte do cotidiano, cada família dá seu toque pessoal aos diversos tipos de preparação, os mais populares são o curry vermelho e o verde. São preparados a partir de ingredientes frescos e tornam muito mais fácil obter um belo prato na hora de cozinhar. 

Curry vermelho

Ingredientes

2 colheres de chá com sementes de cominhos, 1 colher de chá com sementes de coentros, 8 malaguetas vermelhas secas picadas e reidratadas em água, 1 colher de chá com sal, 1 colher de chá com zest de limão (uso o siciliano que é mais doce, na Tailândia usam a bergamota), 1 colher de chá de capim-limão (o talo) picado, 2 colheres de sopa de cebola picada, 1 colher de sopa de alho picado, 1 colher de sopa de gengibre picado (para substituir o galangal) e 1 colher de sopa de pasta de camarão (isso tem que ser comprado, só se faz no sudeste asiático).

Preparo

Basta tostar um pouco (2 minutos) as sementes de cominho e coentros, e colocar tudo junto num processador (ou pilão) e triturar tudo até que se obtenha uma pasta lisa. Guardar na geladeira

Curry Thai de peixe

Se preferir pode usar um curry vermelho tailandês que se compra em lojas orientais no Cadeg. Coloque 2 xícaras de leite de coco com 2 colheres de chá de pasta de curry, aqueça até homogeneizar. Coloque 500 g de filé de peixe de carne firme em cubos, meia xícara de molho de peixe (nan pla), 1 colher de sopa com açúcar, uma colher de sopa de folhas de manjericão e meia xícara com brotos de bambu em conserva (também no Cadeg). Cozinhe por cinco minutos em fogo baixo e acompanhe com arroz jasmim. ESSE É UM MUNDO PARA QUEM GOSTA DE COMIDA PICANTE, ATENÇÃO!

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Mão Na Massa

Scroll To Top