Assine o fluminense

Páscoa sem culpa

De olho no público saudável ou com alguma restrição alimentar, empreendedoras apostam na produção de ovos de Páscoa fit, 100% artesanais

Os ovos de Páscoa de Raissa Valentim são enriquecidos com vitaminas e minerais, fibra, colágeno e teor reduzido de açúcar

Foto: Lucas Benevides

Está chegando a época da tentação dos ovos de Páscoa, período em que aqueles que estão sempre de dieta, seguindo uma alimentação equilibrada, ou mesmo os que têm algum tipo de restrição alimentar, já torcem o nariz. Até agora. De olho nesse público, microeemprededoras de Niterói criaram receitas totalmente artesanais de ovos de chocolate fit para se comer de colher, que levam zero açúcar, zero gordura trans e zero conservantes, entre outras especificações. 

A engenheira de produção especializada em gestão de alimentos e bebidas e em gastronomia Raissa Valentim de Souza, de 28 anos, fez curso de confeitaria e panificação na Austrália. Voltou de lá cheia de ideias, entre as quais a sua primeira receita de ovo fit. O doce funcional é enriquecido com 24 vitaminas e minerais, 9 gramas de fibra, 12 gramas de colágeno hidrolisado e teor reduzido de açúcar. Leva outros ingredientes especiais, como óleo de coco extravirgem, e é prensado a frio. 

“Esse ovo veio para atender todos aqueles que buscam um doce de qualidade, mas não abrem mão de consumir algo totalmente saudável. Todos os processos são feitos por mim. Em um negócio 100% artesanal, é muito importante o toque do artesão em quase tudo, desde a imagem que quero passar, os ingredientes, chegando até ao formato das embalagens, que são todas idealizadas e executadas por mim. Dá bastante trabalho, mas me ajuda a crescer sempre mais e mais, e, no fim das contas, é isso que torna o meu produto especial”, admite Raissa.

Na Páscoa do ano passado, os ovos que mais tiveram saída na produção da confeiteira foram os de leite ninho com Nutella e o de Kinder Bueno. A empreendedora, que começou em 2017, espera triplicar os ganhos relativos ao ano passado, considerando a maturidade do seu negócio e a oferta de produtos ainda mais inovadores em 2019.
“Sem dúvidas, tenho uma ligação espiritual com a Páscoa, porém, em termos de negócio, é a época em que mais trabalho depois do Natal. Acredito que, no nosso próprio negócio, podemos ir aonde sonhamos, desde que tenhamos metas e estejamos dispostos a pagar o preço. Para todos aqueles que sonham em empreender em algum setor da gastronomia, a minha recomendação é: estude, planeje, execute e corrija os erros”, aconselha Raissa. 

Os ovos de Naiara Soares são veganos

Foto: Lucas Benevides

Além de fit, os ovos de Páscoa de Naiara Soares, de 28 anos, são veganos. A microempreendedora concluiu o curso de Engenharia de Produção, mas percebeu que não queria mais seguir na área. Começou a cozinhar alimentos, bolos e doces para pessoas que tinham restrições alimentares e não parou mais. Ano passado, vendeu mais de seis ovos.

O que teve mais saída foi o de brownie com brigadeiro, provavelmente por ser uma versão sem lactose e com ingredientes mais saudáveis. Este ano, a meta é chegar aos 100 ovos comercializados. Entre os sabores estão o de brownie com brigadeiro, de brownie com doce de leite, o de beijinho de coco (opção vegana e sem açúcar) e brigadeiro (outra opção vegana).

O brigadeiro e o doce de leite dos ovos com o brownie também são veganos. Esse ano, as cascas dos ovos serão feitas com chocolate sem leite e sem açúcar. Naiara está trabalhando em novas opções de recheio, além das que foram sucesso em 2018.

Na hora de adaptar uma receita, sempre tenho o cuidado de escolher os melhores ingredientes, fazer as trocas e substituições sem perder a essência e o sabor da receita original. Os produtos são todos feitos de forma artesanal, com muita dedicação e carinho, mas o que realmente torna o produto especial é o contato com o cliente, através das redes sociais e das entregas. São eles que ajudam a melhorar o que já é vendido e o que vai ser incluído no cardápio. Sem eles, a minha empresa não estaria em constante evolução”, argumenta Naiara.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top