Assine o fluminense

Pele madura

Tratamentos dermatológicos precisos e o uso da maquiagem adequada se traduzem em uma pele saudável, em qualquer idade

Para Marli Marques Carrati, o uso de maquiagem adequada à sua pele é uma ferramenta que levanta seu astral e sua autoestima diária

Foto: Lucas Benevides

 

Se preocupar com a beleza e saúde da pele nunca esteve tão em evidência como nos últimos anos. A pele madura (45+) especificamente possui uma série de características e necessidades, tanto nos cuidados diários e a longo prazo, quanto no uso de produtos cosméticos e maquiagem.  

“O envelhecimento cutâneo é um processo natural e progressivo. A pele madura torna-se mais fina e suscetível a distúrbios de hidratação, pigmentação e sensibilidade, devido à redução da secreção sebácea e renovação celular. Essas alterações são ainda mais expressivas nas mulheres em função da menopausa e suas oscilações hormonais. Portanto, conhecer o seu tipo de pele e as particularidades da idade e ter uma rotina de cuidados são fundamentais para manter a pele saudável e bonita nessa fase da vida”, revela a dermatologista Roberta Andrade.  

A limpeza da pele deve ser feita com produtos não irritantes ou abrasivos e é recomendado que se faça uma esfoliação por semana, no máximo. Hidratar a pele é necessário e, neste caso, produtos com antioxidantes e agentes firmadores ou outros ativos nas fórmulas são uma ótima opção! Outro ponto importante é a proteção solar, que deve ser feita diariamente com um filtro de fator de proteção mínimo 30, reaplicado a cada três horas e usado tanto em ambientes abertos como em fechados.  

Segundo a dermatologista, as áreas dos olhos, pescoço, colo e mãos merecem atenção especial. Produtos antirrugas e despigmentantes (uso noturno) também auxiliam na beleza da pele madura.  

“Procedimentos estéticos como a aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e ácido hialurônico, além do uso de laser e radiofrequência, são importantes aliados na otimização de resultados positivos no tratamento desta pele”, conta a especialista.    

Para realçar o que se tem de melhor, a maquiagem também poder ser uma grande amiga das mulheres de pele madura. A beauty artist Paula Rochstroch é especialista neste segmento e trabalha com muitas clientes com este perfil. Ela aponta que este não é um trabalho muito fácil, e foi exatamente a possibilidade deste desafio que despertou nela a vontade de entender e aprender as melhores formas de produzir uma pele madura.  

 

Foto: Lucas Benevides

“Temos que realçar a beleza da cliente tentando minimizar as linhas de expressão, poros dilatados, etc. A maioria delas pede também para deixar uma aparência mais jovem, e, se não souber dosar e entender o mínimo sobre o assunto, fica difícil alcançar este resultado”, explica a maquiadora, que dá as principais dicas de make para pele madura: “Usar uma base mais fluida para um resultado mais leve e natural, e evitar o uso de pó. Porém, muitas peles possuem manchas, então recomendo que o maquiador entenda sobre técnicas de camuflagem para conseguir conquistar uma correção de pele sem pesar”. 

A professora aposentada Marli Marques Carrati (70) sempre gostou de maquiagem, seja a natural do dia a dia, ou aquela mais elaborada para eventos especiais. 

“Acho muito legal, levanta o astral e a pessoa se sente melhor. Sempre bom realçar a beleza”, confessa. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top