Assine o fluminense

Pronta para o verão

Com cuidado com a pele e truques de maquiagem, é possível chegar à estação solar com a pele linda, bronzeada e superiluminada

Apaixonada pelo verão, Thaissa Diniz procura sempre usar o protetor solar, até mesmo por baixo do bronzeador

Foto: Douglas Macedo

O verão está cada vez mais próximo de nós! Brasileiros, sobretudo cariocas, anseiam pela estação mais quente do ano para ficar mais tarde na rua, usar roupas leves e confortáveis e, é claro, ir à praia aproveitar o clima tropical e ficar com aquele bronze. Por isso, a frequência com que nos expomos ao sol é maior e há uma série de cuidados que devemos ter com a pele, ainda que o banho de sol também possa trazer benefícios. 

Segundo a dermatologista Sylvia Cysneiros, o grande benefício gira em torno da absorção da vitamina D, que é muito importante para o nosso metabolismo ósseo. Entretanto, não é necessária uma exposição prolongada ou sem proteção para atingir esse objetivo. A Sociedade Brasileira de Dermatologia demonstrou em estudo recente no qual a exposição por 10 a 15 minutos, com uso do filtro solar, é capaz de garantir os níveis de vitamina D necessários ao bom funcionamento do nosso corpo.

“É possível tomar sol de forma saudável. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados, como evitar a exposição entre 10h e 16h; usar chapéus e barracas que já possuam fator de proteção solar no tecido e, claro, usar filtro solar com fator de proteção mínimo de 30. O produto deve oferecer proteção para raios UVA e UVB, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada 2h”, alerta a dermatologista.

Apaixonada pelo verão desde criança, a fisioterapeuta Thaissa Diniz (25) vai à praia e toma banho de sol sempre que pode. Admite eventuais descuidos quanto à proteção solar, mas reconhece os riscos. 

“Procuro sempre usar protetor solar, até mesmo por baixo do bronzeador, já que os danos causados pelo sol podem ser irreversíveis”, admite a niteroiense, que também recorre aos truques de maquiagem para conseguir um visual bronzeado.

Falando nisso, a indústria de beleza possui inúmeros produtos que fingem o bronzeado na pele – uma ótima alternativa para quem não quer ou pode ficar exposto ao sol.

Paula Rochstroch dá a dica para fazer o efeito bronze na pele: pó marrom em tons quentes, blush cor pêssego, iluminador em tons dourados e sombras nos olhos também em tonalidades terrosas

Foto: Evelen Gouvêa

A beauty artist Paula Rochstroch ministra cursos de automaquiagem, além de ensinar em suas redes sociais diversos truques e looks. Sucesso entre seus clientes e seguidores é a maquiagem que dá efeito bronzeado, uma produção que valoriza contornando e iluminando pontos do rosto, dando um resultado quente e fresh. A grande maioria das brasileiras possui pele mista ou oleosa e, no verão, esse efeito tende a se intensificar, logo, a preparação da pele para receber a maquiagem é mais que necessária. 
“Antes de receber a maquiagem e após, gosto muito de usar água termal, que serve tanto para preparar a pele quanto para fixar a maquiagem. Quem tem pele oleosa, é bom usar um sabonete, tônico e hidratante adequado para seu tipo de pele antes de fazer a make. A preparação da pele é a base de uma maquiagem perfeita”, revela a maquiadora. 

Confira os produtos e passos essenciais indicados por Paula para obter um visual bronzeado para se jogar no próximo verão:

1. Base ou BB Cream (protetor solar com cor): para uniformizar a pele. Se possível usar um tom acima da cor da sua pele

2. Corretivo: um a dois tons abaixo da cor da base. Aplicar nas olheiras e áreas com vermelhidão no rosto

3. Pó ou blush marrom em tons quentes: que é utilizado para fazer o contorno do rosto. Aplicar na testa abaixo das bochechas – do blush – e no maxilar.

4. Blush cor pêssego: “gosto de aplicar nas bochechas e, se quiser um efeito “queimadinho” de sol, passar em cima do nariz. Fica lindo”, comenta.

5. Iluminador: de preferência a tons dourados para alcançar este resultado.

6. Lápis ou sombra para sobrancelhas: corrigi-las de forma que fiquem bem naturais.

7. Sombras nos olhos: aplicar tons terrosos e dourados (cores quentes) para compor mais ainda o visual veranil.

8. Máscara de cílios de sua preferência.

9. Batom: “dou preferência ao gloss para ficar bem fresh”, finaliza. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top