Assine o fluminense
Mão na Massa

O chef Romeu Valadares apresenta as novidades do mundo gastronômico e dicas sobre pratos saborosos e cheios de detalhes curiosos

Querida, encolhi a feijoada

 

Foto: Colaboração / Romeu Valadares

A Cesar o que é de Cesar? No mundo das panelas, a confirmação da autoria de uma receita é complicada, até porque, num mesmo contexto temporal e geográfico, em contato com os mesmos ingredientes, ideias muito parecidas podem surgir. Acaba valendo a relação que desenvolvemos com quem, se não inventou, pelo menos produziu melhor e com mais regularidade que a maioria. Quando se fala em bolinho de feijoada, por exemplo, o nome que me vem à cabeça instantaneamente é o do Aconchego Carioca, emblemático bar de petiscos brasileiros no Leblon. Quem terá inventado o bolinho de arroz, ou o de bacalhau? Todos os outros a partir desse momento são imitadores. Que se imite o que é bom, e que se mantenha o desafio de superar aquele petisco que tanto te encantou. Na praia de Itacoatiara, me surpreendi com a qualidade do bolinho de feijoada do Quisoque 5 (Verde que te quero verde), casquinha crocante, recheio delicado e a couve fininha e verdinha, como se tivesse saído da panela do refogado na hora. Imperdível, com uma pimentinha extra, cerveja gelada e até uma bela cachacinha! Para quem quiser fazer em casa, vai aqui uma direção da receita adaptada do Aconchego Carioca.

 

Foto: Colaboração / Romeu Valadares

Preparo:

Em uma panela de pressão, coloque 2 litros de água, meio quilo de feijão, 100g de carne seca, 200 gramas de costela defumada, 1 paio, 1 calabresa, 4 folhas de louro. Cozinhe por aproximadamente uma hora a partir da pressão na panela. Retirar o sal das carnes antes e dar uma fervura. Separar só o feijão e bater no liquidificador.

Em uma panela grande, aqueça o azeite, doure 4 dentes de alho e refogue o feijão batido. Verifique o sal. Acrescente aos poucos 200g de farinha de mandioca crua sem parar de mexer até engrossar e soltar da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione 1 colher de sopa de polvilho azedo e misture até ficar uma massa homogênea. Reserve. Em uma frigideira coloque 250g de bacon em cubinhos com 2 dentes de alho picadinhos, junte 2 maços de couve cortados bem fininhos e refogue por 2 minutos.

Abra pequenas porções de massa na mão. Coloque uma colher de chá de couve refogada, um pouco da carne desfiada com o paio e a linguiça em cubinhos e faça bolinhos. Passe na farinha de rosca para empanar e frite em óleo quente.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Mais notícias de Mão Na Massa

Scroll To Top