Assine o fluminense

Refresque-se

Para fugir do calor, o Estado do Rio oferece diversas cachoeiras. Descubra qual delas tem mais a sua cara e desbrave esses cenários dos deuses

A Cachoeira Véu da Noiva, em Itatiaia, é conhecida pela força de suas águas

Foto: Divulgação

Por Ana Luisa Marques

Com os termômetros nas alturas, nada melhor que se refrescar em destinos alternativos. Seguindo esse pensamento, a procura por cachoeiras só aumenta no verão, tanto pelos moradores da cidade quanto pelos turistas. É um dos passeios mais procurados, já que o estado do Rio de Janeiro contém diversas cachoeiras, algumas bastante conhecidas, e outras nem tanto.

A Cachoeira das Almas, localizada no Parque Nacional da Tijuca, no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, é uma das cascatas para quem quer se banhar, fica aproximadamente a três quilômetros de distância da entrada do parque. Para poder chegar, é preciso passar por uma trilha que começa perto do Centro de Visitantes, e que segue avançando até o Riacho das Almas. Para quem quer ter privacidade, a melhor época do ano para ir é na baixa temporada, pois nesse calor e nos fins de semana, a cachoeira fica bem movimentada. Vale lembrar que, como o parque é uma reserva natural, todo o cuidado e respeito com a natureza são válidos para poder ter todo o conforto e segurança e aproveitar bem o passeio.

No Sana, a Cachoeira Sete Quedas é, na verdade, um complexo de quedas d’água próximas umas das outras

Foto: Divulgação

Uma outra opção de passeio é a Cachoeira do Tobogã, conhecida também como a Cachoeira da Penha, em Paraty, na Costa Verde. Localizada no bairro da Penha, fica perto da igreja de mesmo nome. Uma das cachoeiras mais frequentadas, com um grande número de turistas, é reconhecida por ser em cima de um rochedo e cercada pela Mata Atlântica. Recebe esse nome de “Tobogã” porque os banhistas podem escorregar pela pedra onde corre um grande fluxo de água até cair nas águas cristalinas. É diversão garantida para todo o mundo que gosta de uma aventura.

O Parque Nacional do Itatiaia também é bastante conhecido pela sua beleza e suas cachoeiras. Uma das mais conhecidas é o Véu da Noiva, que fica na parte baixa do parque. Para chegar a essa belíssima cascata, é preciso fazer uma trilha. Alguns trechos podem ser mais escorregadios, tornando uma aventura maior para aqueles que não estão acostumados com esse tipo de passeio. Mas chegar ao Véu da Noiva, dizem aqueles que já fizeram o caminho, vale o esforço. É possível se banhar ali mesmo, tomando cuidado com a força da água. O parque é cheio de atrações, mas, sem dúvida alguma, essa cachoeira é um dos destaques. 

A Cachoeira da Feiticeira, em Ilha Grande, tem uma queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura

Foto: Divulgação

Uma outra ótima escolha para o passeio é a Cachoeira da Feiticeira, com a queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura, localizada em Angra dos Reis, na baía da Ilha Grande. A trilha feita para chegar até lá dura 1h30, com subidas e descidas íngremes cercadas pela vegetação fechada. O passeio também pode ser realizado por aqueles que são amantes de aventuras e de fazer rapel, que por muitos é considerada como o melhor ponto para a atividade.

A Cachoeira Sete Quedas se torna uma outra alternativa para os amantes da natureza, situada no Arraial Sana, em Macaé. Formado por um circuito das águas onde as cachoeiras são bem próximas umas das outras, e assim é possível ir descendo pelo rio por todas elas. É aconselhável tomar cuidado, mesmo sendo acessível para escorregar, vale a pena se precaver, pois em época de chuva, a correnteza pode ficar forte. Para chegar à Sete Quedas, tem de passar pela trilha, pois logo ela é a última do circuito. Como a principal cachoeira é composta pela queda d’água que te leva escorregando por sete degraus feitos pela natureza. 

Vale a pena conferir essas belezas naturais, mas alguns cuidados são necessários. Beber bastante água, se orientar antes de ir para os locais e proteger a pele. São pequenos cuidados para poder se divertir e aproveitar a natureza. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top