Assine o fluminense

Roteiro do chocolate

Cidades da Região Serrana e distrito de Itatiaia recebem turistas que adoram o

Casa Suíça, em Nova Friburgo, é referência na produção de chocolate

Divulgação: Fernando Lo Bianco

Viagem e gastronomia combinam perfeitamente. Imagine, então, um roteiro turístico pautado nos destinos famosos pelo chocolate que produzem. A boa notícia é que existem muitos no Rio de Janeiro, um prato cheio para quem ama chocolate adoçar sua rota de passeio. 

O doce combina com o frio, peculiar nas cidades serranas do Estado. Em outros municípios, é possível visitar fábricas de marcas famosas e até mesmo provar o chocolate em sua forma mais natural, quase cacau puro.

Nova Friburgo, na serra fluminense, leva este nome por causa dos imigrantes de Fribourg, na Suíça, que ajudaram a povoar o município. Além do clima ameno, outra semelhança entre a localidade suíça e a sua quase homônima brasileira é a tradição em fazer chocolates.

Quem visita Nova Friburgo não pode deixar de provar os chocolates artesanais fabricados por lá. Uma boa sugestão é visitar a Queijaria Suíça, que fabrica bombons, trufas e barras, e ainda abriga um memorial da colonização suíça. A fábrica fica no km 18 da RJ-130, que liga Nova Friburgo a Teresópolis. 

Em Petrópolis, a Katz Chocolates é referência em fabricação do doce. Apesar de estar no mercado há mais de 60 anos, os turistas podem presenciar todos os processos de inovações tecnológicas, embora a produção continue artesanal, mantendo tradição e qualidade. Os equipamentos são usados apenas para o preparo do chocolate e para bater as massas na confeitaria. As receitas, que utilizam matéria-prima belga, também são as mesmas de 60 anos atrás. A fábrica fica cerca de 1 km do Museu Imperial. 

Acima, a Casa do Chocolate, em Penedo, e à esquerda, a Katz Chocolates, em Petrópolis

Divulgação: Elza Albuquerque

As fábricas de chocolates de Penedo, distrito de Itatiaia, têm que fazer parte do seu roteiro, onde você poderá, além de saborear, ter contato com a produção da gostosura.

Por causa das baixas temperaturas que permeiam Penedo, localizado na Serra da Mantiqueira, o local é propício a uma perfeita produção do chocolate e, em razão disso, no passado algumas fábricas lá se instalaram e iniciaram o processo de produção, permanecendo até hoje no mesmo segmento, pois estão sempre cheias de viajantes, como é o caso da Casa do Chocolate. É possível encontrar chocolate sendo vendido por todos os cantos da cidade

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top