NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Saúde pela boca

Elga Baldez e os filhos vivem um dia a dia alimentar absolutamente saudável e equilibrado

Foto: Lucas Benevides

Já é provado: comer bem pode prolongar a vida. Se aliado a outras práticas diárias, provoca resultados ainda melhores, como apontou um estudo recente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A pesquisa publicada no jornal Circulation aponta que comer de maneira equilibrada, fazer exercícios regulares, manter o peso, não exagerar no álcool e fugir do cigarro aumenta o tempo de vida em até 10 anos. Em sintonia com os dados, muitos niteroienses apostam em uma dieta equilibrada pensando, justamente, no envelhecimento saudável. 

A empresária e pedagoga Elga Baldez, de 41 anos, costuma se alimentar todos os dias de acordo com um cardápio balanceado, mas nem sempre foi assim. Na infância, não teve o privilégio de uma educação alimentar saudável e, somente após desenvolver o projeto nas escolas onde trabalhou, pôde perceber claramente o impacto da alimentação na qualidade de vida. 

“Entendo o corpo como um todo, não como algo fragmentado. Tudo o que interiorizamos se traduz no que somos; desde conhecimento até a alimentação. Se nos alimentarmos saudavelmente, nosso corpo, mente e espírito respondem com a mesma generosidade. Toda a nossa família realizou mudanças de hábitos alimentares, cada qual com as suas preferências: meu marido come muitas frutas e meus filhos, saladas. Como todo processo educativo, requer um olhar mais sensível”, ressalta. 

Com toda a correria do dia a dia, a cozinha tornou-se o local de convivência da família (os filhos Iago, de 18 anos, e Igor, de 15, e o marido José Alves, de 52). No espaço, os filhos cozinham, hoje mais do que a própria mãe, pratos elaborados e sempre ao som de uma música agradável. 

O colesterol alto foi o estopim para que Mariane Coutinho mudasse seus hábitos alimentares

Foto: Lucas Benevides

“Além de diminuir a frequência de enfermidades, todos temos taxas de colesterol, gorduras e de glicose dentro do padrão saudável. Claro, se você se alimenta bem, sua saúde fica boa, seu humor melhora, seus hormônios também. É importante desmistificar a ideia de que uma alimentação saudável não pode ser prática e ao mesmo tempo saborosa”, simplifica Elga, que fez para OFLU Revista um prato comum na sua casa: salmão grelhado ao vinho doce.

Quem também tem uma rotina alimentar saudável e adora cozinhar é a comunicadora e influenciadora digital Mariane Coutinho, de 26 anos, que acredita que, quando investimos numa vida saudável, influenciamos até as pessoas que estão ao nosso redor. 

“Tirei muita comida tóxica, hábitos e pessoas da minha vida. É um processo. O nosso corpo fala. A rotina saudável melhora tudo, até a qualidade do sono. O que me incentiva também é que, desde criança, tinha problemas de prisão de ventre. Desde que comecei a me alimentar bem, nunca mais precisei de tratamento”, pontua Mariane. 

Ainda na infância, ela era “gordinha” e, por volta dos sete, teve colesterol alto. Muitos hábitos tiveram que mudar. Na mesma época, seu pai estava com início de pressão alta. Com isso, toda a família acabou aprendendo junta a colocar mais legumes, frutas e salada na rotina, além de trocar os produtos para uma versão integral e diminuir o sal. 

“Tenho acompanhamento da minha nutróloga. Fiz exames aprofundados e vi taxas que precisavam melhorar que você não vê em exames de sangue comuns. Neste checkup, descobri que estava com a testosterona baixa e cortisol alto”, revela Mariane, que escolheu preparar duas receitas do coração: o tomate confit e a mandioquinha crocante. 

Receitas

Salmão grelhado ao vinho doce

Ingredientes:

2 filés grossos de salmão
1 xícara de vinho doce (tinto ou branco)
1 cebola picada
1 colher de chá de suco de limão
¼ colher de chá de canela em pó
¼ colher de chá de pimenta-preta moída
¼ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de sal

Preparo:

Cozinhe a cebola e canela suavemente até que estejam macias. Em seguida, retire do fogo e adicione os líquidos (pode optar por usar vinagre), a pimenta-preta, o gengibre e o sal. Reduza um pouco até ter a consistência desejada. Besunte ambos os lados dos filés de salmão com azeite e grelhe-os cozinhando por 15-20 minutos, virando-os. Sirva em um prato com o molho aquecido e ponha sobre os peixes.

Tomate Confit

Ingredientes:

400g de tomate-cereja
1 a 2 cabeças de alho (eu gosto muito de alho, então coloco bastante)
2 cebolas médias
200ml de azeite
Sal, pimenta-do-reino e temperos a gosto (gosto muito de usar alho e cebola, salsinha e manjericão desidratados, por serem mais práticos, mas in natura é ótimo)
Papel alumínio

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 250ºC. Corte os tomates grosseiramente. Em seguida, corte o alho ao meio e as cebolas em oito pedaços, fazendo uma meia-lua. Pegue um tabuleiro que distribua bem os ingredientes, pode ser antiaderente, de alumínio ou até de vidro. Coloque os componentes da receita e misture bem. Tampe-o com papel alumínio e leve ao forno de 15 a 20min. Tire do forno e veja o ponto dos ingredientes, eles têm que estar macios, principalmente os pedaços de alho, e a cebola, transparente e macia, vai ter juntado um tanto de água. Leve novamente ao forno até que a água seque sem o papel alumínio. 

Scroll To Top