Você faz a notícia

Saudação ao sol

O Surya namaskara é uma sequência do Yoga que nos conecta com o astro-rei

“Surya Namaskara” é uma sequência da Yoga que reverencia o Sol e a sua energia dentro de nós

Foto: Marcelo Feitosa

Não há dúvidas de que o astro-rei é fundamental para nossa existência. Sem sua luz, nenhuma forma de vida poderia prosperar, nem mesmo o planeta Terra existiria se não fosse a gravidade do Sol, na formação da nossa galáxia, atraindo pedaços de rocha que colidiram, se fundiram, e ficaram cada vez maiores, formando nosso planeta. Indo além do que dizem os cientistas, também podemos perceber como a energia solar é fundamental em nossa vida. Quem nunca deu um sorriso ao sentir seus raios logo que abriu a janela, abraçando e se deixando preencher por essa energia vital? É em saudação a essa energia que existe uma sequência de 12 posições no yoga chamada “Surya Namaskara”, saudação ao Sol em sânscrito, que reverencia o criador da vida e a sua energia dentro de nós.

“O Yoga trabalha a internalização, se desligar do mundo. É você se concentrar na energia do divino que existe dentro de cada um de nós. O Surya Namaskara, então, é uma saudação à energia do criador divino, daquele que nos cede a vida, e essa energia está dentro de nós”, explica a professora de yoga Ana Lúcia Felippe.

Com 12 ásanas, o nome em sânscrito das posições do yoga, o ciclo do Surya Namaskara costuma ser feito duas vezes, completando as 24 horas do dia, geralmente ao nascer ou pôr do sol. Se for feito ao ar livre, banhado pelos seus raios, melhor ainda.

Além de saudar o Sol e sua energia, o Surya Namaskara é uma prática bem completa do ponto de vista energético, pois trabalha todos os chakras. Assim, equilibra e alinha todos os nossos centros energéticos com a energia solar, proporcionando plenitude, relaxamento e foco.

“Essa sequência pode ser praticada lentamente, como forma de meditação, focando no relaxamento e na interiorização, ou também pode ser praticado mais rápido, sem parar entre um ásana e outro, focando mais no exercício físico. O Surya Namaskara é bom para os dois objetivos, mas é mais indicado para ser feito meditativamente, indo com calma de ásana para ásana. Ganhando confiança de pouco em pouco, tomando cuidado para não lesionar o corpo, e mantendo os ciclos da respiração”, ensina a professora de uma academia em Icaraí.

As posições do Surya Namaskara também possuem benefícios físicos. Podem fortalecer o sistema cardiovascular, devido aos exercícios de respiração que são aliados às posições, e também fortalecer os músculos dos braços, ombros e costas, além de beneficiar o equilíbrio e elasticidade de quem pratica. Conforme o tempo for passando, e a prática for se tornando mais fácil, podem ser incluídas outras posições que não sejam do Surya Namaskara, que exercitem outras áreas do corpo.

Para cada posição, existe uma variação diferente da respiração. Pela regra geral, nas posições que esticam o torso, a pessoa inspira, pois ela expande o pulmão. Nas posições onde se contrai o abdômen, a pessoa deve expirar, pois comprime o pulmão e o diafragma. Esses exercícios de respiração podem fortalecer o sistema cardiovascular que já seja saudável, no entanto, aqueles que têm problema de pressão baixa devem manter os olhos abertos durante a prática, pois o relaxamento dos exercícios de respiração altera a pressão sanguínea. Outras contraindicações são para quem tem problema na coluna, como bico de papagaio, devido aos ângulos que os ásanas colocam a coluna.

“O Surya Namaskara não precisa ser feito com um profissional de yoga, mas a supervisão de um professor é indicada. Se o praticante tiver algum problema de saúde, o professor de yoga pode alterar, retirar ou incluir alguns ásanas no ciclo, evitando piorar o problema. A prática do yoga trabalha o corpo humano como um todo, então não foca em curar ou prevenir um problema específico. Ela vai cuidar do bem-estar geral do corpo, física e energéticamente”, finaliza a professora Ana Lúcia Felippe. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top