Assine o fluminense

Uma questão de escolha

Apesar das temperaturas elevadas, é possível investir em alguns tratamentos estéticos durante o verão

A aplicação de botox é um dos tratamentos estéticos autorizados no Verão

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, a temporada em que a pele fica mais exposta devido às altas temperaturas, muita gente procura por procedimentos estéticos para esconder algumas manchinhas ou até mesmo para perder medidas. No entanto, é preciso ter cuidado na hora da escolha, pois algumas técnicas obrigam o paciente a evitar o sol, afim de não causar maiores transtornos. A boa notícia é que, apesar disso, alguns tratamentos são liberados, e podem melhorar a aparência do seu corpo.  

De acordo com a dermatologista Bárbara Gomes, os procedimentos que possuem maior risco de causar hiperpigmentação, ou seja, de manchar a pele, são os que contam com o auxílio de lasers. 

“Os lasers de CO2, CO2 fracionado e os peelings químicos são menos indicados nesta época caso o paciente não tenha os cuidados necessários, pois a exposição solar, quando a gente tira essa camada mais superficial da pele, pode levar às manchas. Pacientes que já fazem acompanhamento dermatológico há mais tempo sabem que não podem tomar sol no período do tratamento”, explica.

Já entre os procedimentos permitidos, a dermatologista informa que, durante o verão, é seguro realizar intervenções que envolvem agulhas, como preenchimento com ácido hialurônico, uso de Botox, toxina botulínica, hidratação da pele e máscaras especiais. 

“Estes procedimentos são seguros, desde que, no pós-procedimento, a paciente use o filtro solar. Esses procedimentos são, inclusive, os mais procurados na época de festas, já que dão um efeito ‘uau’ nas pacientes”, destaca.

Apesar dos procedimentos serem considerados mais seguros, Bárbara alerta para os cuidados que devem ser seguidos nos dias posteriores: evitar exposição solar, andar na sombra, usar chapéu, filtro solar acima de 30 e evitar exposições excessivas ao calor. 

“Alguns procedimentos podem gerar ‘roxinhos’ e, se o hematoma tem contato direto com o sol, pode manchar a pele e fazer um depósito de hemossiderina, então, o principal cuidado é não ter contato com o sol”, finaliza.

Entre os tratamentos de redução de medidas que podem ser feitos no verão, a médica Tathiana Antony, especialista em cirurgia plástica, destaca a intradermoterapia, que consiste na injeção de ativos diretamente na área onde o paciente deseja tratar. Além deste tratamento, é possível fazer a lipocavitação, que atinge e quebra gordura localizada através de um aparelho de ultrassom cavitacional. Segundo ela, também são muito procuradas as drenagens e massagens modeladoras.

“A associação de procedimentos dá resultados mais rápidos e eficientes para melhorar o contorno corporal. Afinal, as tecnologias combinadas dão melhores resultados. Os procedimentos podem ser realizados por uma profissional de estética bem-treinada, exceto a Intradermoterapia, que é invasiva e só pode ser realizada por um médico ou biomédico”, explica Tathiana.

Cirurgias

No verão, as intervenções mais procuradas, de acordo com o cirurgião plástico Marcio Walace, são as de rápida recuperação, como a mamoplastia de aumento, que é a colocação de implantes de silicone, lipoaspiração/lipoescultura e a rinoplastia. Segundo ele, estas cirurgias são procuradas pois, apesar de ser o período mais quente do ano, o verão costuma ser uma época de férias.

“Qualquer cirurgia pode ser realizada independente da época do ano, o importante é seguir as recomendações pós-operatórias. Como permanecer em ambientes mais arejados e refrescantes; hidratação intensa, com a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia; manter o uso de cinta conforme a orientação recebida, e fazer drenagem linfática de acordo com a sua cirurgia. 

Dicas para o Verão:

- Evitar o sol entre 10h e 16h;
- Hidratação intensa;
- Beba bastante água (de 2 a 4 litros por dia);
- Usar filtro solar, não só pela manhã ou para ir à praia ou piscina;
- Utilizar roupas com fator de proteção ultravioleta;
- Utilizar chapéu para evitar exposição intensa ao sol;
- Utilizar barraca na praia.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top