Assine o fluminense

Vai um chá?

Chá de flores é uma ótima forma de prevenir doenças em pessoas com mais idade

O chá de hibisco auxilia na redução do estresse oxidativo no corpo e das inflamações

Foto: Divulgação

Não é de hoje que os chás são conhecidos pelos seus efeitos milagrosos, o uso de plantas medicinais é tão antigo quanto a história da humanidade. Quantos de vocês já recusaram um remédio para solucionar algum problema através da medicina natural? Esse consumo ainda é muito comum nos dias de hoje, principalmente, pelos idosos.

Classificadas como uma das bebidas mais consumidas no mundo, hoje existe uma gama de chás que beneficiam e ajudam a combater inúmeras doenças, outros aliviam o estresse e têm efeito calmante. A magnólia é uma flor conhecida por trazer benefícios tanto para a saúde do corpo, quanto da mente. Seu chá, por exemplo, é um calmante natural.

Um problema bastante comum nessa fase da vida, a insônia, surge especialmente em pessoas acima de 65 anos. Sua incidência é maior na terceira idade, devido a doenças crônicas como insuficiência cardíaca ou diabetes. Para esse caso, o chá de camomila é um ótimo aliado, sendo bastante utilizado como calmante, uma vez que relaxa os nervos e age como sedativo e ansiolítico, ajudando no sono. Esse poderoso chá ainda é fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo sua propagação.

De acordo com a nutricionista Carolina Soarez, o chá de hibisco, por sua vez, possui alta concentração de fitoquímico, que atua reduzindo a inflamação, o estresse oxidativo e protege o sistema cardiovascular. Além de atuar na regulação da insulina, ajuda em casos de diabetes e colesterol no sangue, diminuindo a hipertensão. 

Chá de camomila é um excelente calmante natural.

Foto: Divulgação

Por mais que sejam originados de flores e plantas, o uso medicinal de chás de flores também precisa passar por uma supervisão médica, sempre é bom consultar um profissional da área. 

“A busca pela orientação de uma nutricionista é importante, porque nada em excesso é bom. Vira moda e as pessoas consomem além do que deveriam. Um exemplo é o próprio chá de hibisco, que virou febre e, depois, começaram a surgir reportagens sobre como ele pode comprometer a fertilidade de mulheres e homens. Sabendo fazer o uso adequado, na dose correta, ele tem bastante benefícios”, alerta Carolina. 

Por último, e não menos importante, um dos chás mais consumidos por pessoas de todas as idades é o chá verde, que tem potente ação antioxidante, sendo bastante importante para controlar o estresse.
“O uso do chá verde pode auxiliar no tratamento de algumas patologias como, por exemplo, a resistência à insulina. Além disso, ele retarda o envelhecimento celular, previne doenças cardíacas, melhora o aprendizado e a memória por conter cafeína, isso sem falar na prevenção de vários tipos de câncer”, cita a nutricionista. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top