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Vida em movimento

Idosos devem praticar atividades desde que Respeitem seus limites

Anete Fernandes Barcellos, de 65 anos, está em dia com os exames médicos e não dispensa exercícios

Foto: Lucas Benevides

Chegar na terceira idade não tem nada a ver com deixar de lado os exercícios. Muito pelo contrário. Aqueles que passaram dos 60 e não fazem atividades físicas devem ficar atentos, pois uma rotina saudável, que inclui manter o corpo em movimento, traz benefícios à saúde, evita doenças, ajuda a manter o equilíbrio e ainda favorece a qualidade de vida. Neste momento, o corpo sofre mudanças que resultam na predisposição a sentir dores, na perda da elasticidade e no cansaço aumentado. Porém, de acordo com o presidente da Associação de Clínicas e Consultórios Ortopédicos do Estado do Rio de Janeiro (ACCOERJ), Moacyr Pinheiro, é possível evitar esses problemas procurando o exercício adequado que proporcione prazer.

“O idoso tem mais fragilidade. Ele deve ter limite e, às vezes, ser acompanhado por um profissional, pois é mais suscetível a ter problemas físicos que podem ser agravados pela prática incorreta de exercícios. Lembrando que não fazer atividades físicas é maléfico à saúde”, diz o médico. 

Com o passar do tempo, a musculatura vai perdendo a resistência e a massa muscular. Sua diminuição faz com que os mais velhos tenham quedas com frequência, o que aumenta a possibilidade de fraturas.

“Fazer exercício é importante, mas deve ser na medida correta para cada indivíduo”, completa Moacyr.

A bacharel em Educação Física Débora Santos concorda que a prática de atividades físicas para a melhor idade deve ser algo primordial para que tenham uma melhor qualidade de vida. 

“Para essa prática ser aproveitada de forma sadia é preciso acompanhamento dos médicos dos alunos para sempre observar a melhora ou piora de seu estado de saúde. O profissional de Educação Física deve redobrar a atenção, porém sem mimar muito. Os alunos idosos gostam de se perceberem ativos e capazes. E eles realmente o são. É importante frisar que não é um público qualquer, eles precisa de avanços diários, então, é imprescindível respeitar cada etapa da evolução durante as atividades”, afirma. 

Os exercícios para os idosos devem ser realizados de maneira a diminuir o impacto. 

“As atividades mais procuradas pela terceira idade são os alongamentos, benéficos contra a falta de elasticidade e auxiliadores no combate às dores originadas da má postura. Exercícios de RPG também são indicados por médicos, além da fisioterapia, necessária em alguns casos. Atividades dentro d’água, como hidroginástica, hidroterapia e natação, evitam o impacto e são boas também. Lembrando que é importante o acompanhamento médico e estar atento aos limites”, completa Débora.

A especialista em saúde do idoso, gerontologista e fisioterapeuta Ana Silva recomenda que as pessoas com mais de 60 anos, assim como as demais, devem fazer uma avaliação antes de começar a se exercitar.

“Antes de qualquer prática, são necessários exames e consulta médica, além da busca pela orientação profissional durante os exercícios para saber qual a melhor atividade. Todos devem conhecer e obedecer os seus limites. É ideal começar as atividades físicas com exercícios de baixa intensidade e ir aumentando gradualmente. Hidratar-se antes, durante e após, usar calçado e roupas adequadas são dicas que precisam ser levadas ao pé da letra”, aponta.

Anete Fernandes Barcellos, de 65 anos, não dispensa as atividades físicas em sua rotina e segue à risca as orientações.

“Comecei a me exercitar logo depois que me aposentei, para não ficar com a mente e o corpo parados. Faço dança de salão, academia na UFF e caminhada. Gosto muito das três atividades, pois me relaxam e permitem que eu me sinta mais saudável e de bem com a vida”, celebra.

Para manter esta rotina agitada, dona Anete começa a se preparar antes das atividades. 

“Bebo bastante água e como frutas antes de sair de casa. Depois, bebo mais água, para me hidratar. Uso roupas confortáveis e sempre estou em dia com o médico. Tudo para que os exercícios só me tragam benefícios”, ressalta. 

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