Você faz a notícia

Caso suspeito de febre amarela em Maricá

Prefeitura anuncia vacinação de bloqueio contra a doença em alguns bairros rurais

A Prefeitura de Maricá informou que recebeu nesta terça-feria (17), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Inoã um paciente com sintomas de febre amarela. Ele foi encaminhado ainda esta terça para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas no município do Rio de Janeiro e amostras de sangue do paciente foram recolhidas e encaminhadas para Fiocruz para que seja testado se realmente ele está com a doença e também ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen). Segundo a Secretaria Municipal, o caso já foi notificado para a Secretaria de Estado de Saúde.

O homem, ainda não identificado é morador do Bananal, bairro rural de Maricá que será alvo de uma ação de vacinação preventiva por parte da Secretaria Municipal de Saúde junto dos bairros vizinhos de Lagarto, Espraiado, Silvado, Jaconé, Ponta Negra, Bambuí, Manoel Ribeiro, Marinelândia, Guaratiba, Bom Jardim, Condado e Marquês. Ela conta com 10 mil doses do imunizante e a prioridade será vacinar quem mora mais perto da mata, uma vez que nos dez casos confirmados no Estado do Rio – sete em Casimiro de Abreu e outros três em São Pedro da Aldeia e Porciúncula respectivamente – e nos demais estados, a doença foi transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, além do velho conhecido Aedes aegypti que vivem em matas e áreas rurais.

De acordo com o doutor Edimilson Migowski, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente do Instituto Vital Brazil em Niterói, afirmou que o risco de infecção fora da área de mata é mínimo. 

“O Haemagogus e o Sabethes, ao contrário do Aedes Aegypti, vivem em áreas de mata fechada e preferem picar macacos do que humanos. Isso só acontece quando há desmatamento e morte dos primatas ou então quando o homem adentra essas áreas”, afirma ele, que garante que além da vacina o ideal também seria o uso de repelente. 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top