Assine o fluminense

Momento de regularizar as vacinas

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado, e niteroienses terão das 8h às 17h para atualizar a caderneta

Acontece neste sábado (16) o Dia D da Campanha de Multivacinação, que será realizada até o dia 22 de setembro. Os interessados em regularizar as vacinas dos pequenos devem comparecer às unidades de saúde entre 8h e 17h. 

Sob o lema “Todo mundo unido fica mais protegido”, o objetivo é atender todas as crianças e adolescentes não vacinados de zero a quatorze anos e, com isso, iniciar ou completar as cadernetas de imunização.  

As vacinas a serem oferecidas serão as seguintes: vacinas pentavalente, hepatite b, rotavírus, polio oral, polio intramuscular, hepatite a, varicela, meningite C, pneumo 10, dtp, dt, dTpa (gestante), febre amarela e HPV. As vacinas de rotavírus, por questões relacionadas à distribuição das vacinas, serão oferecidas apenas nas Policlínicas.

Em Niterói, serão abertas 53 salas de vacina distribuídas pelas diferentes unidades de saúde. Além disso, serão mobilizados cerca de 500 profissionais de diferentes áreas da saúde.

A administradora da Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, no Centro, Elza Barroso, conta que a expectativa de atender grande parte da população é grande: “Toda a equipe estará mobilizada para o processo. Os médicos, além dos enfermeiros, estarão na cidade”.

A estudante da Engenharia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF) Luiara Castro foi à unidade tomar a vacina de HPV na Policlínica.

“Minha amiga também virá amanhã, já que sabemos que a vacina está disponível”, relata.

Outras cidades – Em São Gonçalo, 70 unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 17h. Diferente das outras cidades, ali a campanha estará acontecendo até o dia 25 de setembro, três dias a mais do que a campanha nacional. Isso ocorrerá porque, no dia 22 de setembro, será comemorado o aniversário da fundação da cidade, fazendo com que os postos fiquem fechados nesta data.

Já em Maricá, todas as unidades de saúde estarão funcionando. As equipes de Saúde que atuam nas residências Carlos Marighella (Itaipuaçu) e Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã) participarão também no dia 16, entre 9h e 15h, com todas as vacinas da campanha disponíveis.

Campanhas nos estados

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em São Paulo vai mobilizar mais de 314 mil profissionais de saúde em 5,1 mil postos fixos e volantes, que ficarão abertos ao público das 8h às 17h. A expectativa do governo paulista é a de imunizar pelo menos 9,8 milhões de crianças e adolescentes até 15 anos contra 18 tipos de doença, durante toda a campanha. Segundo o Ministério da Saúde, das 5,5 milhões de vacinas disponibilizadas para São Paulo, 3,3 milhões são doses extras destinadas a essa campanha.

Para o Rio de Janeiro, foram enviadas 1,5 milhão de doses para colocar em dia a situação vacinal de crianças e adolescentes do estado. Desse total, 875,6 mil são doses extras destinadas para a campanha.

Já o Distrito Federal recebeu 333,1 mil doses de vacinas este ano, desse total, 193,7 mil são doses extras. Das 8h às 18h, 113 salas de vacina estarão abertas no Distrito Federal neste sábado.

De acordo com o ministério, as vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada  tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

As informações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação de 2017 estão disponíveis na página www.saude.gov.br/vacinareproteger.

(Crédito EBC)

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top