Assine o fluminense

Metas para alcançar a saúde universal

Documento estabelece metas para eliminar barreiras ao acesso à saúde e aumentar o financiamento para o primeiro nível de atenção até 2030

Para ajudar os países das Américas a alcançar a saúde universal, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou, nesta semana, o Pacto Regional pela Atenção Primária à Saúde para a Saúde Universal: APS 30-30-30. O documento estabelece metas para eliminar barreiras ao acesso à saúde e aumentar o financiamento para o primeiro nível de atenção até 2030.

Entre as metas que a OPAS propõe aos países estão: reduzir em pelo menos 30% as barreiras que impedem o acesso à saúde até 2030 e destinar ao menos 30% de todo o orçamento da saúde pública à atenção primária até 2030. Da mesma forma, o Pacto faz um chamado para transformação dos sistemas de saúde em modelos de atenção equitativos, integrais e inclusivos.

Atualmente, estima-se que 30% da população das Américas não tenha acesso aos cuidados de saúde que necessita. Entre as barreiras que impedem esse acesso estão as financeiras, geográficas, institucionais, sociais e culturais, que constituem os principais impedimentos para a equidade, a saúde e o desenvolvimento no século XXI. Em média, os países da região investem 4,2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em saúde, abaixo do mínimo de 6% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top