Assine o fluminense

Autoridades, especialistas e entidades debatem o meio ambiente

Confira os participantes do 2º Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia

O 2º Seminário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia, com apoio institucional da Universidade Candido Mendes, será realizado nos dias 14 e 15 de março, no auditório da UCAM Niterói, reunindo autoridades, especialistas e entidades ligadas ao meio ambiente. O evento conta com patrocínio da concessionária Águas de Niterói e as inscrições estão abertas pelo e-mail seminariosoflu@ofluminense.com.br. Confira os participantes:

ANDRÉIA MELLO
Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e gerente de projetos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBio

AMANDA JEVAUX
Formada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, com experiência na área de geomorfologia geral. Tem mestrado em Ciência Ambiental, com pesquisa voltada ao planejamento/gestão de unidades de conservação localizadas em área urbana. Atuou na Secretaria de Urbanismo de Niterói, na elaboração de planos de manejo de unidades de conservação, participação no processo de revisão do Plano Diretor de Niterói , Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) e em Estudos/Avaliações para Criação/Recategorização de Unidades de Conservação. Atualmente é subsecretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói.

DANIEL MARQUES
Está à frente da Coordenadoria Especial Direitos dos Animais (Ceda) da Prefeitura de Niterói. Ex-Secretário de Meio Ambiente de Niterói, ex-presidente do Conselho de Meio Ambiente, ex-vereador e primeiro suplente ao cargo para legislatura 2017 a 2020. Vice-Presidente do Partido Verde, advogado, mestre em auditoria e gestão ambiental pela Universidad del Atlántico da Espanha.

TAINÁ MOCAIBER
Advogada especialista em Direito Ambiental. Mestranda em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Delegada da Comissão de Meio Ambiente da OAB Niterói, Delegada da Comissão de Petróleo e Derivados OAB/RJ. Recentemente proferiu palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos na OAB Niterói. Autora do livro "Legislação Ambiental de Niterói". Professora Universitária, Palestrante e Consultora Jurídica.

CRISTIANE JACCOUD
Diretora executiva da CJ Advocacia e Consultoria Ambiental, escritório especializado em assessoria jurídica ambiental com sede em Niterói-RJ. Advogada militante e Engenheira Florestal (UFES). Doutora em Planejamento Ambiental (Coppe/PPE/UFRJ). Mestre em Direito Ambiental (Unisantos). Especialista em Direito Ambiental (PUC-RIO). Professora de Direito Ambiental na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, no IBMEC e na Escola Superior de Advocacia. Membro da Comissão de Direito Ambiental OAB-RJ. Membro do Fórum Permanente de Direito Ambiental da EMERJ. Autora de diversos capítulos de livros e  artigos sobre Direito Ambiental. Organizadora do Livro "Comentários à Legislação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro" pela Editora Lumen Juris, que será lançado em abri.

AXEL GRAEL
Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói. Fundador do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael. Foi Vice-prefeito de Niterói. Engenheiro florestal e ambientalista. Foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, presidente da Feema (atual INEA) por duas vezes, presidente do Instituto Estadual de Florestas. Fundador do Instituto Baía de Guanabara, da ONG Projeto Grael e presidente da Organização Companheiros das Américas.

ROGERIO ROCCO
Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais (PPGSD/UFF), Mestre em Direito da Cidade (PPGD/UERJ), Professor da Universidade Cândido Mendes - UCAM, Coordenador da Pós-Graduação em Direito Ambiental da EMERJ, Analista Ambiental do ICMBio. Autor de livros e artigos variados. Foi Superintendente do IBAMA/RJ, Coordenador Regional do ICMBio e Secretário de Meio Ambiente de Niterói.

EMANUEL ALENCAR
Jornalista formando pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e mestrando em engenharia ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi repórter dos jornais O Fluminense e O Globo e atualmente é editor de Conteúdo do Museu do Amanhã. Em julho de 2016, lançou o livro "Baía de Guanabara - descaso e resistência", pela Mórula Editorial.

PAULO CUNHA
Superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA)

PAULO BIDEGAIN
Biólogo, consultor, especialista em planejamento e gestão ambiental de bacias hidrográficas, recursos hídricos e de parques e áreas protegidas. Foi subsecretário–Adjunto e superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e Vice-Presidente do Instituto Estadual de Florestas – IEF. Iniciou sua atuação no ambientalismo em 1983. Atualmente participa do Comitê da Bacia dos Ecossistemas Lagunares de Piratininga e Itaipu.

DIONÊ MARINHO
Graduada em Geografia pela UFF, com Mestrado em Geografia pela UFRJ quando desenvolveu pesquisa sobre Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas,  e Doutorado em Geografia pela UFF. Atuou na Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente-FEEMA, atual Instituto Estadual do Ambiente-INEA, desde 1976, nas áreas de Planejamento e Licenciamento Ambiental, com passagem na antiga Superintendência Estadual de Rio e Lagoas-SERLA, atual INEA, onde desenvolveu trabalhos na gestão das bacias contribuintes às Lagoas de Saquarema e Araruama. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Niterói como coordenadora  executiva do Programa Região Oceânica Sustentável.

LEILA HEIZER
Representante do Comitê das Lagoas de Itaipu e Piratininga - CLIP

ANA LÚCIA CAMPHORA
Psicóloga (UFRJ), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/IP/UFRJ) e Doutora em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). Integra o corpo docente do Curso de Especialização em Direito Ambiental da Escola de Administração Judiciária e da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Atuou como consultora ambiental para a The Nature Conservancy, Ministério do Meio Ambiente, INEA-RJ, Ministério de Ciências e Tecnologia, Fundação Banco do Brasil, WPA e Unesco. Nos últimos anos, orientou suas pesquisa para políticas de bem-estar animal.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Scroll To Top