Assine o fluminense

Desafios do turismo em debate

Gestores e especialistas discutirão o assunto na terça e quarta-feira, em seminário promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o vice-presidente da TurisRio, Reinaldo Paes Barreto, farão, na próxima terça-feira, a abertura do seminário “Turismo – Desafios da Gestão”, promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia, através da OF Eventos. O encontro tem apoio da Prefeitura de Niterói e da Neltur, com apoio institucional da Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes e será realizado terça e quarta-feira, a partir das 9h, no auditório da UCAM Niterói. Temas como os atrativos de Niterói, turismo de negócios e de grandes eventos, hospitalidade e meio ambiente estarão em debate. 

Este será o terceiro seminário promovido pelo Grupo Fluminense, com o objetivo de debater e buscar soluções para assuntos de interesse de toda a população. Em 2015, houve encontros sobre mobilidade urbana e meio ambiente, reunindo autoridades municipais e estaduais, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil. O seminário sobre turismo será realizado no auditório da UCAM Niterói (Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, 517, 10º andar), reunindo alunos e professores da instituição e convidados. As inscrições estão encerradas desde o dia 10 de maio, quando as vagas foram preenchidas. 

Programação – “Niterói de portas abertas ao turista” será o tema da apresentação de abertura do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Em seguida, o turismo no Estado do Rio de Janeiro será abordado pelo vice-presidente da TurisRio, Reinaldo Paes Barreto. A primeira mesa de debates, sobre Turismo de Negócios, terá a participação do presidente da Neltur, José Haddad, e do vice-presidente da TurisRio. O mediador será o professor da UCAM, publicitário e jornalista André Salvador. 

A segunda mesa do primeiro dia de seminário irá tratar da importância dos grandes eventos para o turismo, incluindo os Jogos Olímpicos. Com mediação do secretário municipal de Esporte e Lazer de Niterói, Bruno Souza, estarão presentes a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Fátima Facuri, e o subsecretário especial de Turismo do Rio de Janeiro, Philipe Campello. 

No segundo dia de seminário, o vice-prefeito Axel Grael fará a abertura, detalhando a questão do turismo e o meio ambiente e sustentabilidade. A primeira mesa de debates, sobre “Os Desafios da Hospitalidade”, terá a presença do secretário de Turismo de Nova Friburgo, consultor e empresário Nauro Grehs, e da relações-públicas Vera Peixoto, executiva de Relacionamento e Projetos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Para mediar, foi convidado o professor da Escola Superior de Gastronomia da UCAM, Igor Fernàndez. 

A última mesa do seminário irá detalhar “Os Atrativos de Niterói”, com a presença do diretor de Turismo da Neltur, Rubens Branquinho, e do diretor da Faculdade de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcello Tomé. A mediação ficará por conta do diretor da UCAM Niterói, Edson Xavier. 

Meio acadêmico – Um dos principais apoiadores dos seminários promovidos pelo Grupo Fluminense Multimídia, o pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, falou sobre a importância do seminário “Turismo – Desafios da Gestão”, que será realizado no auditório da UCAM Niterói.

“O turismo foi e por muito tempo será o maior empreendimento gerador de recursos de uma comunidade. Gerando milhões de dólares em pequenos pedaços de tempo, o turismo organizado movimenta, na ponta, inúmeras cidades e vários países do mundo inteiro. Quando bem-determinada, a indústria do turismo gera abertura para o desenvolvimento sustentável e a manutenção do meio ambiente dos lugares que abrigam os projetos e seus consequentes atrativos, que representam os desafios das grandes realizações. Neste seminário, a lista de palestrantes e debatedores garante por si só o sucesso de mais um evento vitorioso promovido pelo Grupo Fluminense”.

Expectativas - Diretor do curso de Turismo da UFF, o professor Marcello Tomé também destacou a importância do seminário.

“As expectativas em relação ao crescimento do Turismo na cidade do Rio de Janeiro são positivas, motivadas, entre outras coisas, pela realização de megaeventos, pela intensa exposição na mídia nacional e internacional e pelas importantes transformações no espaço urbano carioca. Os municípios que compõem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro tendem a ser afetados pela nova dinâmica turística que se estabelece e que repercute positivamente no fluxo turístico de diversos municípios, entre estes, Niterói. Oportunidades de pensarmos e debatermos sobre o turismo são escassas, daí a importância de criarmos eventos como este seminário, propiciando relevante espaço para conhecermos um pouco mais sobre o turismo em Niterói e em outros municípios”.

Um dos mediadores, o professor, jornalista e publicitário da UCAM, André Salvador, também destacou a importância de Niterói em relação ao turismo. 

“Niterói tem um potencial turístico ainda pouco explorado. Eventos desta natureza refletem a preocupação que o gestor público moderno tem com o tema. O turismo niteroiense promete ser um dos maiores catalisadores de negócio para a cidade”.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top