Assine o fluminense

Qualificação é ponto de partida para o emprego

Com o mercado mais exigente, cursos de capacitação profissional fazem diferença na hora da contratação

Equipamentos de Realidade Virtual estão presentes na Plataforma Digital da Engenhoca, projeto compartilhado entre secretarias municipais de Niterói

Foto: Divulgação/Luciana Carneiro

O primeiro emprego é o sonho de todo jovem. E ingressar no mercado de trabalho, em um mundo cada vez mais competitivo, se tornou uma das tarefas mais árduas de todo estudante, sobretudo quando a falta de experiência é um entrave entre o aprendiz e o tão sonhado cargo.

Para proporcionar cada vez mais condições para que os estudantes busquem qualificação profissional, a Prefeitura de Niterói informou que vem trabalhando com diversas medidas. Um dos focos é a qualificação profissional, promovida através da abertura de vagas em cursos de capacitação em iniciativas como os telecentros e a Plataforma Digital da Engenhoca. 

A plataforma, inaugurada no último mês, é um projeto compartilhado entre as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Projetos Estratégicos e Inovação. A unidade conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento.

Uma das inovações da Plataforma Digital é o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Para isso, o local conta com quatro equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual), que são usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

Foram disponibilizadas 270 vagas para as primeiras turmas dos oito cursos de capacitações gratuitas: Informática Básica I, Informática Básica I – Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico. A Plataforma Digital está aberta a visitação para que todos os moradores possam conhecer o novo equipamento da prefeitura.

O conjunto de iniciativas é considerado primordial para a presidente do Recursos Humanos do Leste Fluminense (RH-LF), Edmara Uchoa. Isso porque ela acredita que as exigências para o ingresso no mercado de trabalho se tornam cada vez mais comuns. Ora pelas responsabilidade exigidas pelas próprias empresas contratantes, ora pelas necessidades criadas pelo avanço da tecnologia.

“O profissional de sucesso nunca está satisfeito com o que ele sabe ou com o que ele domina. Por isso existe esse desejo de querer aprender sempre mais. O autoconhecimento e a vontade de evoluir envolvem uma avaliação profunda de quais ferramentas devemos utilizar em nossa área de atuação”, analisou Edmara.

A especialista contou ainda que todo estudante precisa focar em aspectos que até antes eram praticamente despercebidos, como o comportamento durante uma entrevista.

“Saber como se portar, vestimentas, olho no olho, palavras objetivas são algumas características que o estudante precisa ter na hora de uma entrevista. Além da competência técnica, muitas empresas levam em consideração esse primeiro contato com o estudante, porque a sua forma de se comportar diz muito”, analisou Edmara.

Para Paulo Pimenta, superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que existe há mais de 50 anos e é um dos principais órgãos encaminhadores do estado, a qualificação deve ser encarada com seriedade. Ter um bom currículo não é o suficiente, é preciso saber atender às demandas do mercado.

“Por lei, a empresa é obrigada a ter estagiário. Nem todo o mundo que estagia é contratado. Em empresas públicas, por exemplo, a contratação se dá por meio de concurso. O que quero dizer com isso é que muitas pessoas dizem que sabem fazer, mas poucos fazem. E é nessa hora que o contratante vai absorver ou descartar o trabalho desse profissional. Por isso a preparação deve ser levada a sério”, orientou.

Outro ponto destacado por Pimenta é que o mercado de contratações está aquecido para este ano. Segundo a expectativa do setor, o crescimento de vagas de estágio será 10% maior do que no ano passado em todo o Estado.

“Apenas em Niterói, em 2017, o CIEE acolheu 6,8 mil jovens e familiares através de todos os seus serviços, programas e projetos. Queremos aumentar os números nesse ano, por isso é importante o fortalecimento econômico no Estado para que as empresas se fortaleçam e assim não prejudiquem o seu programa de contratações de estagiários e trainees”, desejou.

Redes sociais – Os especialistas apontaram ainda os cuidados que os estudantes devem ter ao utilizar as redes sociais, sobretudo quando os perfis são públicos. Ferramentas como o Facebook e o Twitter costumam ser utilizadas pelos contratantes como um panorama para análise.

“Eu parei de dar opiniões sobre política em minhas redes sociais, por exemplo. É importante que o estudante saiba utilizar as redes sociais, porque muitas vezes as pessoas quando fazem uma leitura de você, acabam fazendo uma leitura da empresa”, orientou a analista sênior do Sebrae, Mirella Condé.

A especialista orientou ainda sobre os riscos que postagens polêmicas podem trazer até mesmo para o relacionamento interno nos locais de trabalho. 

“Eu sempre digo que tudo o que puder ser evitado é bom. Não por uma questão de preservação da sua imagem, mas também pela política da boa vizinhança”, finalizou.

Paulo Pimenta, do CIEE, garantiu que todos os alunos cadastrados no órgão são orientados a cuidar do seu comportamento também nas redes sociais. Uma vez que eles são advertidos na empresa por alguma conduta inadequada, imediatamente são convidados a participar de um curso de reciclagem.

“Os alunos estão em processo de formação. Até para preservá-lo, nós o convidamos para assistir palestras e orientamos esses estudantes sobre os cuidados que devem ter ao utilizar as redes sociais, que são ferramentas poderosas, desde que saibam usá-las”, explicou.

Faça seu login ou cadastre-se para enviar seus comentários

Comentários

Veja também

Scroll To Top