22
Qui, Out

Guandu: captação de água é retomada após estação parar as atividades

Notícias
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Cedae paralisou as atividades na estação para garantir a segurança hídrica. Polícia esteve no local para inspeção

Nesta terça-feira (4), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informou, através da sua conta do Twitter, que a captação de água foi retomada e o abastecimento retornará gradualmente. A empresa segue monitorando a captação de água para garantir a segurança hídrica da região atendida.

Agentes da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) foram até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, por volta das 6h30 desta terça-feira (4), para inspecionar os problemas na estação.

A visita aconteceu após a Cedae informar, nesta segunda-feira (3), a presença de surfactantes, um tipo de detergente, na água, devido às chuvas que assolaram o Rio no domingo (2), e anunciar a paralisação das atividades no local.

“Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande Produção da CEDAE decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação.”, informou a empresa em nota.

A empresa também notificou que a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão cientes da situação “para iniciarem os respectivos procedimentos”. Técnicos do Inea foram até o local para coletar amostras de água.

A Companhia solicita aos clientes que “usem água de forma equilibrada e adiem tarefas que exija grande consumo”.

Foto: Reprodução/Tv Globo