Apresentações da Orquestra de Cordas de Volta Redonda ganham destaque da Academia Brasileira de Música

Data: 05/11/2025
Redação -


Gravações realizadas para o aniversário da AMB estão disponíveis no YouTube; vídeo mais recente recebeu elogios Ilza Nogueira, autora da obra interpretada

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda segue marcando presença em muitos dos mais importantes espaços dedicados à música clássica do Brasil. Convidada a participar, em julho, das comemorações dos 80 anos da Academia Brasileira de Música (AMB), parte da participação da orquestra regida pela maestra Sarah Higino agora está disponível no canal da AMB no YouTube: a publicação mais recente, no dia 30 de outubro, foi a da interpretação de “História de pescadores”, da Ilza Nogueira, inspirada em temas de Dorival Caymmi.

Em pouco menos de 17 minutos, a Orquestra de Cordas interpretou temas como “Canção da partida”, “Adeus da esposa” e “Cantiga da noiva”, entre outras, que mereceram elogios da própria Ilza Nogueira.

“Sarah, querida. Acabo de ouvir a ‘História de pescadores’, fiquei encantada com a orquestra, com sua performance. Foi um dos momentos felizes de minhas execuções, e quero agradecer a você e a todos a dedicação, desejando-lhes muitos sucessos, sempre! Abraço a você e a todos esses ‘meninos’ adoráveis”, declarou a artista em mensagem direta à maestra.

Mais vídeos
A apresentação da orquestra em celebração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música foi realizada em 17 de julho na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com interpretações de temas de seis compositores diferentes, sendo que três delas já podem ser assistidas no YouTube: a primeira, publicada em 17 de setembro, traz a versão para “Mamirauá – Toada para cordas”, de Raul do Valle; a segunda, disponibilizada em 8 de outubro, mostra a orquestra em uma versão de “Modinha para Mindinha (In Memoriam)” para sete violas, composta por Jorge Antunes em 1985.

Ao relembrar a participação no evento, a maestra Sarah Higino diz que participar das festividades de aniversário da Academia Brasileira de Música foi uma honra para os integrantes da Orquestra de Cordas, uma vez que a ABM é uma instituição que reúne alguns dos maiores nomes da música de concerto do país, tendo como patrono Heitor Villa-Lobos (1887-1959).

Ela argumenta, ainda, que o convite representa o reconhecimento e o fortalecimento do trabalho do projeto Volta Redonda Cidade da Música em prol da educação e da música brasileira, em particular a música de concerto brasileira.

“E ainda mais porque nós tivemos a alegria de apresentar um programa bem diversificado e com destaque para a obra da professora Ilza Nogueira, que é uma grande mulher, compositora e educadora, com uma trajetória admirável. Assim como nós, ela tem uma dedicação à música que é uma verdadeira inspiração; foi uma experiência significativa para todos os jovens da orquestra e para mim como maestra e educadora.”


.