Recital especial faz parte das celebrações pelo Mês da Consciência Negra
A tradição da música erudita volta a ecoar em Cabo Frio neste sábado (8), às 19h, com a 121ª edição da Série Jovens Pianistas, que desta vez recebe a pianista Raquel Paixão para um recital especial em alusão ao Mês da Consciência Negra. O concerto acontecerá no Museu Charitas, na Avenida Assunção, nº 855, no Centro de Cabo Frio. A entrada é gratuita, com capacidade limitada a 50 lugares.
Com criação e direção artística de Hasenclever da Silva Oliveira, a Série Jovens Pianistas se consolidou como uma das mais importantes ações culturais de formação de público no município, valorizando novos talentos e a tradição do piano no Brasil. A edição celebra a riqueza da música brasileira composta por pioneiros negros ou influenciados pela herança afro-brasileira, e foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a PNAB.
Raquel Paixão é pianista de sólida formação erudita, reconhecida por sua versatilidade e por sua atuação na preservação e divulgação do repertório brasileiro. Além de concertista, é professora de piano e administra seu próprio estúdio de aulas em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Autora do livro “Teclas Brasileiras”, dedicado à cultura pianística nacional, Raquel também atua no mercado audiovisual como atriz, dublê e compositora de trilhas sonoras, reafirmando seu trânsito entre diferentes linguagens artísticas.
O repertório escolhido para o recital destaca compositores fundamentais da história do piano brasileiro, trazendo ritmos nacionais, influência africana e elementos da música urbana do século XIX e início do XX.
Henrique Alves de Mesquita (1830 – 1906)
Batuque
Vaidosa
Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935)
Atraente
Viva o Carnaval
Filha da Noite
Cecy
Rosa
Não Insistas, Rapariga
Ismênia
Saudade
Cananéa
Radiante
Ernesto Nazareth (1863 – 1934)
Brejeiro
Coração que Sente
Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Valsa da Dor