Israel afirma ter atacado infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano

Data: 20/10/2025
Redação -


De acordo com o porta-voz militar Avichay Adraee, o grupo xiita tenta reconstruir uma ‘infraestrutura terrorista’, o que, segundo ele, é uma violação do cessar-fogo entre Tel Aviv e Beirute

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) alegaram ter atacado com a força aérea “infraestruturas terroristas” do grupo xiita libanês Hezbollah na área de Nabatieh, no sul do Líbano, informou o porta-voz militar em árabe Avichay Adraee em sua conta na rede social X (ex-Twitter). Andraee acusou o Hezbollah de tentar reconstruir sua “infraestrutura terrorista” em todo o Líbano, o que, segundo ele, foi uma violação do acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano.

O porta-voz, que não especificou a natureza dos alvos, disse que as IDF continuarão a agir para “eliminar qualquer ameaça e defender o Estado de Israel”. Ainda não se sabe se o bombardeio causou vítimas ou danos materiais.

Israel continua atacando o território libanês quase que diariamente, apesar do cessar-fogo em vigor desde novembro do ano passado, intercalando bombardeios direcionados a veículos ou residências com campanhas mais amplas que alega ter como alvo a infraestrutura e os esconderijos de armas do Hezbollah. Essas ações geralmente se concentram no sul do Líbano, mas também ocorrem com menos frequência em outras áreas, como o Vale do Beqaa.

O Escritório de Direitos Humanos da ONU verificou a morte de 108 civis no Líbano, dos quais 37 são mulheres e menores de idade. Além disso, no sul do país, foram registrados 19 sequestros de civis por militares israelenses. Até o momento, cerca de 80 mil pessoas permanecem deslocadas no território libanês e 30 mil em áreas do norte de Israel como resultado da violência dos últimos dois anos, de acordo com a ONU.

Por Nícolas Robert - Jovem Pan

Foto - Rabi Daher/AFP


.