Uma das parceiras do evento, a Eletronuclear está participando, nesta semana, da primeira edição da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi. Organizado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento tem como objetivo aproximar a população do universo científico, estimulando o interesse pela inovação e ampliando o acesso ao conhecimento.
A Eletronuclear mantém um estande com óculos de realidade virtual que proporcionam uma imersão em uma usina nuclear. Além de explicar como se dá a geração de energia elétrica, a empresa leva ao público uma exposição sobre o seu Laboratório de Monitoração Ambiental (LMU) e sobre programas ambientais, como o Tartaruga Viva e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).
A programação contou com palestras que abordaram diferentes dimensões do setor nuclear. Em “Energia Nuclear: entre o medo e a ciência” e em “Programas Ambientais das Usinas Nucleares de Angra”, foi discutido o papel da energia nuclear na sociedade contemporânea.
No primeiro encontro, foram apresentadas percepções equivocadas sobre o tema e exemplos reais que demonstram como a tecnologia é mais segura do que costuma sugerir a opinião pública. Também foi discutido como a energia nuclear pode caminhar junto com fontes como solar e eólica para garantir o fornecimento de energia com menor impacto climático. Já na palestra seguinte, foram detalhados os cuidados ambientais adotados nas usinas de Angra e seus programas de monitoramento e preservação da fauna.