O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva (Banco de Sangue) está com estoque baixo. O Hemonúcleo está constantemente em campanha para receber novos doadores e precisa que a população compareça para doar sangue. Em média, são necessárias 12 doações diárias para manter o estoque cheio e atender a demanda. Cada bolsa de sangue salva, em média, quatro vidas. O local, que agora funciona em novo horário, das 8 às 14 horas, é referência no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, no próprio município.
Quem pode doar – Boa parte do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações de familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar, que precisam de sangue por motivos de doença ou cirurgia. As doações voluntárias ainda são em número bem pequeno. Para ser um doador, é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica ou autoimune. É necessário estar alimentado, porém, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É importante que se tenha dormido bem à noite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Maiores informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito. Telefone: 2734-9705. Cada doação que é feita no Hemonúcleo pode salvar até quatro vidas.