Mais de R$ 22 milhões foram negociados no 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor

Escrito em 18/09/2025
Redação -


A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou, na semana passada, que o percentual de famílias com contas a vencer como cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa, atingiu 78,8% em agosto de 2025. Este é o maior índice desde novembro de 2022 e representa um aumento contínuo no comprometimento financeiro das famílias brasileiras.

Entre as principais causas, o uso do cartão de crédito aparece em 84,5% dos casos, seguido pelos carnês, com 16,6%, e pelo crédito pessoal, presente em 11% das situações de atraso.

Esse cenário também se refletiu no 2º Mutirão Estadual da Renegociação do Consumidor, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon Estadual (PROCON-RJ). A ação foi realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, na capital fluminense e em 11 municípios do estado. Os bancos concentraram a maior parte dos pedidos de renegociação, seguidos pelas concessionárias de serviços essenciais.

A iniciativa fez parte das comemorações pelos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor. Durante o evento, mais de R$ 22 milhões em acordos foram firmados.

O percentual de acordos imediatos chegou a 61%, com descontos que alcançaram até 100% do valor das dívidas. O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou o sucesso da iniciativa: “conseguimos ótimos resultados nos dois mutirões que promovemos este ano. O valor total de acordos firmados nos dois eventos é de cerca de R$ 40 milhões. Nesta última edição, ampliamos para 11 cidades e a capital. Iniciativas como essa são fundamentais para ajudar o cidadão fluminense a sair do vermelho de forma rápida e segura”, afirmou.

A realização dos mutirões tem como objetivo principal restaurar a dignidade dos consumidores, permitindo que retomem o controle do orçamento e possam consumir de forma mais consciente e sustentável.

O evento deste mês contou com a participação de cerca de 30 empresas, entre bancos, operadoras de telefonia, varejistas e concessionárias de serviços públicos. Os atendimentos foram realizados por técnicos da SEDCON e do PROCON-RJ, garantindo acordos seguros e vantajosos para os consumidores.

Durante o mutirão, os participantes receberam exemplares do Código de Defesa do Consumidor Comentado e da Cartilha de Educação Financeira da Família, desenvolvidos pela SEDCON e pelo Procon-RJ. Para o secretário Gutemberg Fonseca, a informação é o maior aliado do consumidor: “consumidor bem informado negocia melhor, evita a sobrecarga financeira e se protege de práticas abusivas. Por isso, além da renegociação, é fundamental a educação financeira”, concluiu.


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