CoronaVac tem eficácia global de 50,38%, diz levantamento detalhado

Eficácia da vacina em casos leves é de 50,38% - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, tem uma eficácia global de 50,38%, anunciou nesta o governo de São Paulo durante coletiva de imprensa na tarde desta terça (12).

Os dados incluem os voluntários do teste clínico que contraíram a doença, mas tiveram casos leves, ou seja, o imunizante é capaz de proteger contra formas graves da Covid-19. A vacina supera o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar do valor ser menor do que o índice 78% anunciado inicialmente.

A taxa global foi menor nesta divulgação porque foram incluídos casos muito leves da doença, ou seja, mesmo que a pessoa tenha se infectada, pode ter sido assintomática ou não ter necessitado de hospitalização. Para casos moderados e graves da Covid-19 - com hospitalização, incusive em UTIs -, a eficácia do imunizante foi de 100%.

Além de autoridades do governo estadual, o anúncio contou com a presença de médicos e cientistas. Segundo Ricardo Palácios, diretor da pesquisa no Instituto Butantan, os dados indicam que o uso da CoronaVac pode evitar que os casos de Covid-19 precisem de assistência hospitalar. Conforme Dimas Covas, diretor do Butantan, a CoronaVac se diferencia das demais porque foi testada em um ambiente de exposição extrema ao vírus, os hospitais.