Voo que vai buscar doses da vacina de Oxford é adiado

Avião da companhia aérea Azul previsto para decolar hoje em direção à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19, só sairá de solo brasileiro amanhã (15) à noite. - Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Brasil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi adiada a partida do avião que sairia hoje (14) de Recife para buscar na Índia 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O lote faz parte da importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para adquirir o imunizante junto ao laboratório indiano Serum. A busca será remarcada para a noite de sexta (15).

O Governo federal afirmarou que a mudança aconteceu devido a questões logísticas internacionais, mas não detalharam quais seriam. A companhia aérea também informou que irá publicar ainda hoje uma nota com a previsão de chegada do voo de volta ao Brasil, mas a expectativa é que seja adiada em pelo menos 24h. 

Do Recife até Mumbai serão 15 horas de voo, sem escalas, em um trajeto de 12 mil quilômetros. O transporte das doses atende a uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil que autoriza empresas aéreas a auxiliarem no transporte de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo a Azul, a rota até a Índia é inédita para a companhia.