Nascidos em junho já podem retirar o saque-aniversário do FGTS

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasil
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Começa nesta terça (dia 1º) o prazo para o trabalhador nascido em junho que aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retirar o dinheiro. A migração para o saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa. Ao escolher a modalidade, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo das suas contas do FGTS.

Se por um lado pode ser bom ter um dinheiro a mais durante a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, por outro, quem escolhe o saque-aniversário perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido.

O que permanece igual é o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa, além da possibilidade de saque para compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.

O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas neste ano termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.