Niteroienses prontos para a 3ª edição do Boccia Battle

O atleta niteroiense Igor Barcelos durante um torneio pela Seleção Brasileira - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após o sucesso dos dois primeiros eventos, o Torneio Boccia Battle chega a sua 3ª edição e vai contar com representantes da cidade de Niterói. Dessa vez, o torneio, que acontece no próximo dia 3 de novembro com duração de três semanas, terá também a participação internacional da equipe argentina Club de Deporte Adaptado San Jerónimo. Além dela, também estarão disputando os atletas do Rio de Janeiro Power Soccer, do ADD e SDPB-Barueri, ambas de São Paulo.

Vale lembrar que um dos representantes da Cidade Sorriso no torneio conta com um currículo invejável na competição paralímpica. Igor Barcellos, de 32 anos, que também faz parte da seleção brasileira da modalidade, é "apenas" o bicampeão do torneio e contou um pouco da sua relação com o esporte e a expectativa para a disputa.

"Eu escolhi a bocha pois queria me aventurar no esporte e precisava de uma modalidade que eu me apaixonasse e ainda conseguisse conciliar com minha profissão de servidor público. Por ser muito inclusiva, consegui me adaptar bem e agora estou aqui na expectativa para mais um campeonato que tem um grande envolvimento além de uma ótima integração entre pessoas que não se conhecem. É tudo muito bacana, tanto a interação quanto a competitividade", disse.

A outra competidora é Natália Brandão, aluna do curso de administração da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atleta tem paralisia cerebral que impede a fala, mas seu cognitivo não é comprometido. Ela chegou a ter um quadro depressivo e esse torneio deu um novo impulso a sua vida. Agora, a guerreira niteroiense luta por mais um objetivo, a vitória no campeonato.

Melissa Macedo, técnica da classe BC3 do Rio de Janeiro Power Soccer e idealizadora do torneio falou sobre as sensações que teve nas primeiras edições antes da chegada do próximo evento.

"Interatividade, diversão e frio na barriga como aquele que dá antes da entrada na quadra. Essas foram as principais sensações descritas pelos atletas. O torneio online possibilitou um momento de lazer em meio a essa pandemia que estamos passando. Muitos não se conheciam, foi um sopro de ânimo para todos que estão em casa há quase seis meses. Deu para matar um pouco a saudade da modalidade e reviver o clima de competitividade", exaltou.

As palavras da Melissa se repetem nas avaliações de Caio Oliveira, coordenador e técnico do SPDB-Barueri.

"Vale destacar que o Boccia Battle reproduz virtualmente as situações de jogo que acontecem em um jogo convencional. Embora o torneio tenha como objetivo a interação entre os atletas, a vontade de vencer existe no sentimento de cada um. Pude perceber isso de um atleta que, atento para desempenhar um bom papel durante o jogo, cuidou dos mínimos detalhes, seguindo um ritual de preparação que atletas de alta performance carregam" , explicou.

A competição terminará com um pódio (virtual) para exaltar os atletas com o melhor desempenho no evento e aplaudir o resto dos competidores que estarão presentes no campeonato onde todos saem vencedores.