Parque Orla: primeira etapa de obras será concluída até março

Parque Orla - Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A primeira etapa de obras do Parque Orla Piratininga (POP) será concluída até março de 2021. O primeiro jardim filtrante já está sendo instalado e o trabalho avança no entorno da Lagoa. O projeto da Prefeitura de Niterói contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados. O POP será um passo fundamental para a despoluição da lagoa.

Na manhã desta quinta-feira (05), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhado da secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, e dos secretários de Obras, Vicente Temperini, e de Meio Ambiente, Eurico Toledo, visitaram o local.

"Esta primeira etapa de obras consiste na implantação desses jardins filtrantes para o tratamento das águas que chegam até a lagoa. Além disso, criamos um elemento paisagístico para que a gente possa incorporar no entorno de toda a lagoa o POP. O parque terá ciclovia, ecomuseu mostrando a história da lagoa, lugares para caminhada, parques infantis e para a terceira idade", explicou Rodrigo Neves.

O prefeito lembrou que as lagoas são de responsabilidade do Estado, e que a Prefeitura buscou, por meio de convênio, fazer um sistema de cogestão. Com isso, após estudo com a participação de dezenas de técnicos, de ambientalistas e também dos melhores especialistas de recuperação de sistemas lagunares e corpos hídricos, foi definida a concepção de um projeto inovador para a área da lagoa de Piratininga.

"Este projeto é o primeiro desse tipo no Brasil e foi estruturado pelas empresas que ganharam a concorrência internacional, uma de Amsterdã e outra da França, que desenvolveram parques sustentáveis na Europa. Eles desenvolveram e estruturaram com a nossa equipe um projeto inovador, que vai transformar completamente essa região e, sobretudo, ajudar na recuperação das lagoas", destacou.