Covid-19: 90 mortes e 754 casos confirmados no Estado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, foram diagnosticados 90 mortes nesta quinta-feira (5) com as novas notificações, o total de mortes causadas pela a pandemia do novo coronavírus chega a 20.849.

Outros 754 diagnósticos positivos de covid-19 foram registrados no estado e, com isso, o número acumulado de pessoas infectadas atingiu 313.843. Ainda segundo a Secretaria, entre os infectados, 289.214 pacientes se recuperaram da doença. O estado ainda investiga 466 óbitos.

Os municípios mais atingidos por mortes pela covid-19 são: Rio de Janeiro (12.268), São Gonçalo (796), Duque de Caxias (789), Nova Iguaçu (691) e Niterói (520).

Recrutamento - A Fiocruz iniciou as atividades de recrutamento do Rebracovid, estudo multicêntrico de história natural do novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil, que irá descrever a progressão ininterrupta do Covid-19 em indivíduos desde o momento da exposição até seu desfecho. A pesquisa estará presente em oito estados brasileiros e contará com a participação de 5 mil voluntários, divididos em quatro grupos. Envolverá seis unidades da Fundação e 13 outras instituições de pesquisa e saúde.

O Rebracovid é o primeiro estudo complementar da Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chickungunya (Replick), coordenada pela Fiocruz. Tem como objetivo caracterizar clinicamente a infecção por Sars-CoV-2 e descrever a história natural deste agravo, bem como acompanhar o período de pós-infecção para avaliar possíveis sequelas da doença. As informações serão coletadas de maneira sistemática e com representatividade regional, utilizando a rede de pesquisa da Replick nas cinco regiões geográficas do Brasil.

O pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), André Siqueira, que coordena a pesquisa, ressaltou que - por meio dos estudos multicêntricos - será possível representar os diferentes cenários nos quais a infecção ocorre e como as características podem impactar nos desfechos da doença.

De acordo Siqueira, por meio da investigação espera-se produzir evidências sobre a história natural da doença e fornecer elementos para reduzir o impacto da Covid-19 na saúde pública e economia. "No cenário atual é urgente que lacunas do conhecimento sejam preenchidas em tempo oportuno para impactar ainda nesta pandemia. Há uma diversidade importante de fatores relacionados à evolução da infecção, o que demonstra a necessidade de estabelecer coortes prospectivas que possam coletar informações e material biológico de forma sistemática", explicou.

Além do INI/Fiocruz, o Rebracovid envolve outras unidades e escritórios da Fiocruz que atuam na área de pesquisa, como o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a Plataforma de Medicina Translacional da Fiocruz (Ribeirão Preto/SP), o Instituto Gonçalo Moniz (Bahia), a Fiocruz Rondônia e a Fiocruz Mato Grosso do Sul.