Fiscalização na pista do BRT

Prefeitura fez ação para combater uso irregular da pista exclusiva do BRT. Ação ocorreu na saída do Túnel Vice-Presidente José Alencar, no sentido Recreio - Foto: Divulgação/SMTR-Prefeitura do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou na manhã de ontem (6) uma ação especial de fiscalização com o objetivo de coibir o tráfego irregular de veículos particulares na pista exclusiva do BRT. A ação ocorreu na saída do Túnel Vice-Presidente José Alencar, sentido Recreio dos Bandeirantes.

Agentes da SMTR, com o apoio da Guarda Municipal, Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (Cetc), 31º BPM, 42ª DP e do Detro, multaram 20 motoristas que transitavam indevidamente pela calha do BRT. Além dessa irregularidade, outras infrações foram flagradas pelas equipes: veículo de fretamento circulando sem seguro; motorista dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação, falando ao celular e sem usar cinto de segurança; e licenciamento vencido. Um veículo também foi apreendido após furar o bloqueio policial no local da ação. Ao todo, 31 autuações foram registradas.

Em ações da mesma natureza realizadas neste ano, antes e durante a pandemia, a Secretaria Municipal de Transportes registrou mais de 90 motoristas trafegando pela calha do BRT. Todos foram multados e tiveram seus veículos removidos.

Painel de led - A SMTR realizou outras ações nesta semana, voltadas para o uso irregular de painel de led indicando o aplicativo de transporte de passageiros. As fiscalizações foram realizadas na Barra da Tijuca e na Rodoviária Novo Rio. Ao todo, 29 multas foram aplicadas, sendo 15 por uso indevido do painel de led. Estacionamento irregular, transporte ilegal de passageiros, uso de celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança e lotação excedente foram outras irregularidades flagradas.

As ações especiais com o objetivo de coibir o uso indevido de painel de led em carros particulares, bem como o tráfego irregular de veículos na pista exclusiva do BRT, que além de atrapalhar a circulação dos ônibus articulados, também pode causar graves acidentes, vão continuar ocorrendo em diferentes pontos da cidade.n