Instalação cria imersão em ambientes lúdicos

Três cenários são explorados em Imfusion. O distanciamento é respeitado - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até o dia 29, o público pode conferir a instalação Imfusion, em cartaz no Museu do Amanhã, que oferece uma imersão em ambientes lúdicos e escalas paradoxais. Sem contato físico, a tecnologia capta o movimento dos visitantes e propicia uma interação com sons e imagens em alta definição.

Do micro ao macro três cenários são explorados: da molécula à diversidade de uma floresta até a imensidão do universo. Em 12 minutos, os visitantes estarão imersos em formas coloridas e interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais - gráficos e sonoros. A tecnologia empregada dispensa a necessidade do contato físico e a fantasia se faz por meio da aproximação.

Distanciamento - Em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade, câmeras e sensores captam a movimentação da pessoa que passa a interferir randomicamente nas exibições. Uma metáfora da interação do Homem com a natureza. Apenas seis pessoas são admitidas por sessão, respeitando o distanciamento social. Uma cortina de tecido, com tratamento antibacteriano, e potentes equipamentos de filtragem do ar são parte dos cuidados.

"Os sensores de movimento permitem ao visitante participar da transformação do conteúdo projetado", conta o idealizador da experiência Felipe Reif.

"Queremos reforçar a percepção de que o individual tem reflexo no coletivo, transformando todo o ambiente em que vivemos", completa.

Sem contato - O conteúdo para Imfusion foi criado por mais de 10 pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos. Mesmo projetada antes da pandemia, a instalação já previa a interação sem necessidade de contato físico num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início.

"No atual contexto, essas características foram essenciais para a escolha do projeto produzido pela Dellarte e co-realizado pela BM Produções", conta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da empresa.

"São medidas determinantes para o segmento de instalações interativas", completa o diretor.

"A vinda da Imfusion para o Museu do Amanhã é parte de nossa estratégia de apresentar novidades aos nossos visitantes. Estamos sempre focados em expandir a narrativa da Exposição de Longa Duração do nosso museu, apresentando ao público, em diferentes formatos e conteúdos, reflexões sobre que Amanhãs queremos construir desde já", afirma Eduardo Carvalho, editor artístico do IDG, instituição gestora do Museu do Amanhã.

"Esta é a primeira atração temporária desde a reabertura do Museu, fechado até setembro devido à pandemia da covid-19. Estamos sendo bem cuidadosos para que o visitante vivencie esta experiência com segurança e qualidade", complementa Carvalho.

Imfusion será levada para outras cidades: "Em dezembro deste ano será a vez de Belo Horizonte e, em 2021, São Paulo", diz Dauelsberg.

Serviço - Para participar da experiência é preciso, após a compra do ingresso de acesso ao Museu pelo www.ingressorapido.com.br/home, realizar o agendamento no mesmo site. Os ingressos para o Museu custam R$ 26 e R$ 13 (meia-entrada).