Cada vez mais perto da Casa Branca

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O favoritismo se confirmou nas eleições americanas. Com uma vitória praticamente declarada, a vantagem do candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o presidente republicano, Donald Trump, na apuração da eleição presidencial norte-americana no estado da Pensilvânia aumentou para 12.390 votos, com mais de 96% das cédulas apuradas, mostraram dados da Edison Research na noite desta sexta-feira (6).

Biden, de 77 anos se torna o próximo presidente dos Estados Unidos vencendo na Pensilvânia. O estado, que dá 20 votos no Colégio Eleitoral, decide a eleição. Com essa vitória Biden supera a marca de 270 votos no Colégio Eleitoral necessários para chegar à Casa Branca.

Não será necessário a apuração de nenhum outro estado para confirmar a vitória do democrata.

De acordo com os números dos últimos momentos da apuração, a vantagem de Biden aumentou de 9.746 votos, para 12.390, quando ele aparecia com 49,5% dos votos, contra 49,3% de Trump, em uma contagem ainda em andamento.

Biden também surpreendeu obtendo uma pequena vantagem sobre o presidente republicano Donald Trump no estado da Geórgia, pela primeira vez na manhã de sexta. No entanto, o secretário de estado Brad Raffensperger afirmou que por lá haverá recontagem de votos.

Com uma derrota iminente, Donald Trump afirmou por diversas vezes que contestará o resulta das eleições, ainda que sem nenhuma evidência concreta de irregularidade.

Dessa forma, a equipe dos republicanos desde a última quinta tem entrado com ações judicias em diversos estados para suspender as contagens ou pedir recontagem, sendo que dois pedidos já foram negados.

Na Filadelfia, ainda com os votos sendo contados, apoiadores de Biden comemoravam pelas ruas o resultado de uma eleição histórica, mascada pelo engajamento de ativistas e militâncias.