De volta às prateleiras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Alerj aprovou ontem o PL 1831/20, do deputado Marcelo Cabeleireiro (DC), que regulamenta a venda de produtos após terem sido devolvidos, reembalados e reparados. O objetivo é diminuir o descarte dessas mercadorias no meio ambiente. Além disso, o consumidor passa a ter acesso a preços reduzidos, ampliando a sua capacidade de consumo.

"Precisamos de uma economia mais verde e ao comercializar um produto reparado evitamos que ele seja jogado no lixo. Por outro lado, tanto o comprador quanto as empresas são beneficiados porque temos itens mais baratos e acessíveis à venda. É preciso regulamentar essa prática, que embora seja nova no Brasil, é bastante comum nos Estados Unidos", destacou o deputado.

A medida estabelece que a garantia desses produtos siga as determinações do Código de Defesa do Consumidor e que seja informado com clareza as características e o atual estado do objeto. A embalagem deve destacar quando eles forem reembalados, reparados ou remanufaturados e deverá conter um certificado com a descrição do processo.