Congresso do Peru elege centrista para assumir a Presidência

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Congresso do Peru elegeu nesta segunda (16) o parlamentar Francisco Sagasti como presidente interino do país, em uma tentativa de neutralizar uma aguda crise política após a saída de dois presidentes na semana passada.

Sagasti, do centrista Partido Morado, conquistou votos suficientes para liderar a diretoria do Congresso unicameral do Peru, o que significa que também assumirá constitucionalmente a presidência antes das eleições de abril.

Parlamentares do Peru e o principal tribunal do país decidiram quem deveria assumir a Presidência do país, depois que o Congresso foi incapaz de indicar um candidato para se tornar o terceiro líder no espaço de uma semana marcada por protestos com mortos.

O presidente interino, Manuel Merino, renunciou no domingo (15). Na semana passada, o impeachment do presidente centrista Martín Vizcarra desencadeou protestos e mergulhou o Peru em uma crise constitucional.

O turbilhão político aumenta a incerteza do segundo maior produtor de cobre do mundo, já abalado pela covid-19 e rumando para sua pior retração econômica.