Chuvas: Noroeste do Estado do Rio tem desabrigados

Ao todo, cinco pontes foram destruídas - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As fortes chuvas que caíram no no noroeste do estado do Rio de Janeiro deixaram desabrigados cerca de 2,3 mil moradores do distrito de São João do Paraíso, em Cambuci, que se alojaram em casas de parentes e de amigos na região. Segundo a Defesa Civil do município, a prefeitura disponibilizou um abrigo que não chegou a receber moradores porque eles já tinham conseguido locais para ficar.

"Nós disponibilizamos locais, porém, não houve necessidade por parte da população", disse o secretário de Defesa Civil, Eduardo Werneck.

No município, que tem 16 mil habitantes, 1,7 mil moradores tiveram as casas alagadas, mas permanecem nas residências.

"Eles viraram a madrugada limpando para tentar ficar dentro das suas casas hoje, mas perderam tudo dentro de casa. E agora a gente vai entrar com colchões para que permaneçam em suas residências", informou Werneck. Os bens dessas pessoas, que não foram perdidos, estão sendo levados para as ruas.

Segundo o secretário, a área que sofreu maiores danos foi a dos distritos de Cruzeiro, Monte Verde e São João do Paraíso.

"Com certeza, é a área mais atingida. Cruzeiro e Monte Verde são distritos mais no alto da serra nossa aqui, e São João do Paraíso é mais embaixo. Então, essa chuva se concentrou lá e canalizou aqui para baixo, atingindo São João com mais intensidade ainda", disse o secretário. Ele destacou que, no centro do município, apesar dos alagamentos, os impactos foram menores.

De acordo com o secretário, ainda não foi possível levantar se há desalojados em Cruzeiro e Monte Verde, porque é preciso desobstruir a estrada para chegar lá.

Ao todo, cinco pontes foram destruídas.