Pesquisa aponta preferência por aplicativos de transporte

Aplicativos como Uber são coniserados meios de transporte mais seguro no Rio - Foto: Uber/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pandemia de covid-19 trouxe mudanças na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades e isso está refletido na pesquisa do Datafolha, encomendada pela Uber, para entender o futuro da mobilidade no Rio. De acordo com o levantamento, na Região Metropolitana do Rio, aplicativos de mobilidade são considerados por mais da metade da população como sendo o meio de transporte mais seguro (51%). Bicicleta com 32% e Transporte Público com 8% vem atrás como modais mais seguros para quem não possui veículo próprio.

O Datafolha também perguntou os motivos para a escolha do modal de transporte durante a pandemia. Para os brasileiros, os critérios mais importantes para escolher o meio de transporte são grau de aglomeração (29%), ficando na frente do risco de contaminação (18%). A facilidade de acesso (16%) e a segurança do transporte (16%) vem logo em seguida como fatores de decisão.

Com essa preferência pelos aplicativos de mobilidade, os números também revelaram que no Rio de Janeiro 68% acreditam que esse tipo de hábito vai aumentar.

Entregas crescem - A pesquisa também revelou novos hábitos no uso de aplicativos de delivery como Uber Eats. De acordo com a pesquisa, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o número de pessoas que já havia utilizado algum tipo de app para delivery é de 59%, e o número de pessoas que fez algum tipo de pedido na pandemia foi de 78%.

Além disso, 74% das pessoas que usaram esse tipo de serviço revelaram ter aumentado a frequência de uso na pandemia.

Os motivos que levaram a essa mudança de hábitos também foram detalhados pela pesquisa: risco de contaminação, com 59%, e praticidade do serviço, com 43%, foram os fatores mais importantes para os usuários considerarem o uso desse tipo de aplicativo durante a pandemia.

Para Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil, os dados mostram que a mudança no comportamento dos precisa ser acompanhada pelos aplicativos. "Continuaremos atentos para apresentar novas iniciativas, sempre seguindo as recomendações das autoridades médicas e especialistas em saúde, conforme o cenário da pandemia evolui", diz.