Fila de espera só aumenta no Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O número de pacientes com novo coronavírus (de covid-19) que aguardam transferência para leitos no sistema de saúde do estado do Rio de Janeiro chegou a 358, segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde no início da tarde de ontem (27). Entre esses pacientes, 207 devem ser transferidos para enfermarias e 151 para unidades de terapia intensiva (UTI).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede estadual destinados à covid-19 é de 80%, enquanto as enfermarias chegaram a 51%.

Na capital e Baixada Fluminense, os leitos de UTI para o tratamento da covid-19 chegaram na manhã de ontem (27) a 92%, considerando unidades de saúde municipais, estaduais e federais. O percentual foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que também informou uma ocupação de 69% nas UTIs.

São Gonçalo - Após perder o paladar e o olfato, Issyla Oliveira Capela, de 29 anos, foi com o marido e os três filhos fazer o teste rápido da Covid-19 no posto de atendimento montado esta semana, na Praça Zé Garoto, em São Gonçalo. Ela e outras 450 pessoas foram atendidas no local na manhã desta sexta-feira (27). O novo posto irá atender também neste final de semana, das 8 às 17 horas.

"Como não estou sentindo mais cheiro nem gosto de nada, resolvi fazer o exame junto com o meu marido e as crianças. O atendimento foi bom e rápido. O resultado deu negativo, mas fui orientada a procurar um médico no Centro de Triagem ou em uma unidade de saúde", explicou a moradora do bairro Santa Catarina.

Com uma estrutura ampla e instalada em local aberto e sem aglomeração, a unidade de atendimento a partir de hoje será responsável pela realização dos testes rápidos deixando, assim, o Centro de Triagem ao Coronavírus, ao lado da praça, exclusivamente para os testes de sorologia e swab e atendimento médico.

O prefeito José Luiz Nanci fiscalizou o funcionamento do posto de atendimento novamente na manhã desta sexta-feira, conversou com as pessoas que aguardavam para fazer o teste rápido.

Leitos - A secretaria de Saúde está concluindo as obras para construção de uma rampa que levará pacientes contaminados pelo coronavírus até o segundo andar do Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus), onde serão abertos mais 50 leitos de enfermarias para a Covid-19.

A prefeitura também está concluindo obras no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, em Lagoinha. A unidade irá ganhar mais 20 leitos entre enfermaria e CTI.

Testagem -- Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido da Covid, que atendem de segunda a sexta, das 9h às 16h.

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.

Decreto - Como São Gonçalo segue com risco médio de contaminação pela Covid-19, com cerca de 90% dos leitos ocupados, a Prefeitura decidiu prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 30 de novembro. O Decreto 359/2020 foi publicado nesta sexta-feira (27) e estabelece regras de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Dentre as determinações, a Prefeitura decretou a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais, que poderão funcionar com dois terços de sua capacidade, ficando impedida a circulação de crianças menores de cinco anos. As atividades e organizações religiosas poderão funcionar, desde que respeitando os protocolos sanitários.

Todas as medidas podem ser encontradas no link: https://servicos.pmsg.rj.gov.br/diario/2020_11_27.pdf