Animais: castração pode ser marcada na Z. Norte

Caminhão do Castramóvel: projeto itinerante da prefeitura conta com parceria da Faculdade de Veterinária da UFF - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os tutores de cães e gatos do bairro da Engenhoca poderão agendar a castração de seus bichinhos de estimação gratuitamente através do Castramóvel da Prefeitura de Niterói. A unidade móvel já passou pelos bairros do Caramujo, Engenho do Mato e Badu, realizando 360 cirurgias gratuitas nesses locais.

O agendamento da cirurgia pode ser feito no dia 1º de dezembro, às 8 horas, na Administração Regional da Engenhoca, que fica na Rua Dom Antônio de Almeida Morais Jr., 45 (em frente ao DPO). Serão destinadas 140 vagas para castração. Cada tutor terá direito a uma vaga. Não haverá lista de espera ou cadastro de reserva. As cirurgias serão realizadas do dia 2 ao dia 21 de dezembro.

Para o agendamento, é necessário levar RG e CPF (original e xerox) e comprovante de residência com endereço do bairro da Engenhoca (o comprovante deve estar no nome do responsável pelo animal). Não serão aceitos comprovantes de residência de outros bairros.

Para ser contemplado pelo programa, o animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos do que 25 quilos; não ser obeso ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não é realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

"Continuamos seguindo o mapeamento das necessidades de cada localidade e continuaremos a percorrer os bairros. Essa é uma das propostas da nossa política pública de proteção animal, que incentiva a castração como forma de proteger a saúde dos cães e gatos e evitar sua multiplicação descontrolada. Também realizamos a distribuição de cartilhas educacionais nos locais onde o Castramóvel passa. O trabalho tem sido de grande sucesso", explicou Marcelo Pereira, coordenador do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos.

O Castramóvel é um caminhão totalmente equipado para a realização de cirurgias em cães e gatos, atendendo, prioritariamente, famílias de baixa renda. O equipamento conta com sala de preparação, de cirurgia e pós-cirurgia e é administrado pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade. O veículo fica 15 dias em cada local.

O projeto conta com a parceria da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). A equipe é composta por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.