Nova queda nos índices de criminalidade

Índice de roubo de rua teve redução de 60,89% em relação ao mês de novembro de 2019 - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Observatório de Segurança da Prefeitura de Niterói divulgou os dados parciais dos indicadores de criminalidade de novembro, apurados com as delegacias do município, e mais uma vez os índices apresentaram quedas expressivas em comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador de roubo de rua, por exemplo, teve uma redução de 60,89% em relação ao ocorrido em novembro de 2019.

As áreas 77ª DP (Icaraí, Ingá, Santa Rosa) e 79ª DP (São Francisco, Charitas, Jurujuba e Pendotiba) foram as regiões com a mais expressiva redução de ocorrências de roubo de rua. Na área da 77ª DP a queda foi de 86,05% (43 em novembro de 2019 ocorrências para 6 em 2020), enquanto na área da 79ª DP a redução foi de 93,33% (de 30 ocorrências para apenas duas).

O indicador letalidade violenta também apresentou queda no mês de novembro, de acordo com os dados apurados pelo Observatório de Segurança. Foram 25% a menos de mortes por causas violentas na cidade em comparação com o mês de novembro de 2019. No acumulado de 2020, a redução é de 57,21%, com menos 127 mortes em Niterói em relação a 2019. Não houve vítimas de morte por intervenção de agente do estado.

"O Observatório de Segurança do município está analisando todos os dados para melhorar ainda mais o desempenho das forças integradas de segurança que atuam na cidade, incluindo o Niterói Presente, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O fato de mais uma vez não termos nenhuma morte por intervenção de agentes do estado mostra um alinhamento diferenciado na cidade que, com o Pacto Niterói Contra a Violência, atua também nos âmbitos jurídico e social. Estamos no caminho certo e não vamos parar", disse o secretário do Gabinete Integrado de Segurança, Gilson Chagas.

Niterói teve em novembro mais um mês seguido de redução no roubo de veículos (-13,64%). No acumulado de 2020, a redução é de 63,89%, com 464 ocorrências entre janeiro e novembro deste ano, contra 1.285 no mesmo período de 2019. A maior redução registrada no mês de novembro foi na área da 77ª DP (Icaraí), com 75% a menos de casos em relação a novembro do ano passado.

"Os números continuam sendo muito positivos. O 12° BPM está com todas as metas do semestre no verde, dentro do nosso sistema integrado, e vamos seguir trabalhando intensamente para manter no verde em dezembro. Niterói tem um trabalho integrado que que ajuda muito a nossa missão", ressaltou o coronel Sylvio Guerra, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.