Nossos maiores amigos merecem o melhor!

Secretário estadual de Agricultura - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Marcelo Queiroz

A proteção e o bem-estar de animais, especialmente cães e gatos, são temas cada vez mais recorrentes na sociedade brasileira.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE afirmam que existem no país 29 milhões de domicílios com cães e 11 milhões com gatos, o que somente reforça o quanto esses animais fazem cada vez mais parte das nossas vidas.

Os últimos anos vêm sendo marcados pela promulgação de normativos federais, estaduais e municipais no sentido de dar efetividade a essas ações, em total coerência com as demandas crescentes da população.

O tema é tão relevante que a atribuição inicialmente alocada nas municipalidades vem ganhando espaço nas estruturas do Poder Executivo, tanto no federal quanto nos governos estaduais.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está na vanguarda dos estados que criaram uma estrutura específica para esta finalidade, a Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal - RJPET, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Além da criação de um calendário fixo de campanhas de adoção, a RJPET se aproximou de ONGs e de protetores independentes e mantém a disponibilização de materiais de conscientização, prevenção e erradicação de doenças no site e nas redes oficiais da secretaria de Agricultura.

Mas, o ponto alto foi a publicação do Decreto nº 47.386, de 4 de dezembro de 2020, assinado pelo governador Claudio Castro, que instituiu o selo "Amigo PET / PET Friendly", que objetiva certificar estabelecimentos onde os animais de estimação possam entrar e permanecer.

Atentos a um público cada vez maior a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e o Sindicato dos Hotéis do Rio (HotéisRIO) aderiram de imediato ao selo que, só no seu lançamento, já certificou mais de 30 hoteis.

E não vai parar por aí: a ideia é levar o selo para os setores de construção civil, bares e restaurantes, shopping centers, entre outros, dando espaço para os animais de estimação frequentarem os ambientes com seus donos.

Ambientes que recebem animais de estimação estão cada vez mais valorizados por frequentadores e por possíveis clientes. Ganham os animais, seus donos e a economia!

A RJPET trabalha para, em 2021, tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência na instituição de políticas para animais de estimação.

Nossos melhores amigos agradecem!