'Virada' em clima familiar, em Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A virada de ano em Niterói vai ser em clima familiar. Seguindo orientação do comitê científico e do gabinete de crise, a prefeitura suspendeu eventos públicos para evitar disseminação do novo coronavírus. A determinação vale para casas de festas, bares, clubes, restaurantes e demais eventos com venda de ingresso. O objetivo é evitar aglomerações e manter o controle da pandemia de covid-19.

"Nossa orientação é que não haja nenhum tipo de evento de Réveillon que não seja o das famílias, com pessoas que já estão convivendo. Nosso objetivo é salvar vidas, evitar a disseminação do novo coronavírus e manter as atividades econômicas abertas e funcionando", explicou o prefeito Rodrigo Neves. "Queremos evitar aglomerações para que, no dia 15 de janeiro, a gente não tenha uma situação de calamidade na Saúde. Acredito que, com a colaboração dos cidadãos de Niterói, nós vamos entrar no ano de 2021 com a perspectiva da pandemia sob controle".

O prefeito frisou que não haverá nenhum tipo de evento nas praias da cidade para que não haja aglomeração.

"Niterói tem uma margem de leitos para atender a população e um controle maior da pandemia do que as cidades vizinhas, mas estamos percebendo um aumento nos casos. Não é necessário, neste momento, fazer restrição de atividades econômicas ou lockdown, mas é importante que a gente adote novas medidas", disse.

A preocupação comas aglomerações neste fim de ano levou niteroienses se reunirem para tentar alertar à população sobre a importância do isolamento social. Mesmo com o avanço nas pesquisas e a possibilidade próxima da chegada de uma vacina, a moradora de Niterói e jornalista Márcia Demézio, ao lado da amiga de profissão Monikka Santos, criou um abaixo-assinado para orientar as pessoas a não participarem de festas de Reveillón.

"O abaixo-assinado foi uma ideia criada a partir de uma postagem que vimos relacionada a uma festa de Reveillón que estava sendo anunciada nas redes sociais, que convidava a presença do público. Uma discussão se iniciou sobre isso, já que os casos estão aumentando novamente e o sistema de saúde está a beira do colapso. Achamos um absurdo muita gente e locais públicos fazendo propaganda de Reveillón".