Mais qualidade de vida em Mangaratiba

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma iniciativa da Prefeitura de Mangaratiba vai transformar a qualidade de vida da população. Isso porque, acaba de ser publicado o Decreto n° 4.391/20, que cria o primeiro Conselho de Controle Social de Saneamento Básico do município. O órgão terá como foco desenvolver políticas públicas e diagnósticos para implantar saneamento básico na cidade.

Nos 189 anos de história do município, essa é a primeira vez que a prefeitura dará um passo a frente para planejar a gestão correta do saneamento. Além de ser um direito do cidadão, o saneamento é item básico para a infraestrutura das cidades e implica em impactos diretos na saúde, preservação ambiental e estruturas urbana e social.

O novo Conselho terá como meta desenvolver estudos sobre as necessidades dos serviços de esgotamento sanitário, drenagem urbana, distribuição de água potável, tratamento de resíduos sólidos e manejo da água pluvial em Mangaratiba, além de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme as diretrizes da Lei Federal 11.445/07.

De acordo com o prefeito Alan Bombeiro, essa iniciativa, além de uma necessidade, representa um grande avanço para o município:

"O trabalho desse Conselho é o ponto de partida para que a gente possa implantar um sistema eficaz de saneamento básico em Mangaratiba. É até inacreditável que nenhum prefeito tenha olhado com atenção para isso. Mas, vou fazer desse projeto uma meta de gestão. Vamos trabalhar para dar condições dignas de vida para nossa população e ao mesmo tempo, cuidar dos recursos naturais. Essa questão foi deixada de lado por muitos prefeitos, mas, não será por mim", explicou.

O Conselho de Controle Social de Saneamento Básico será formado por representantes de Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Agricultura e Pesca. Ainda farão parte do órgão a Vigilância Sanitária, a Cedae, sociedade civil, o Poder Legislativo e entidades de fiscalização e regulação.