Testagem gratuita

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Servidores, empregados e trabalhadores das redes hospitalares públicas e privadas do estado deverão fazer o teste de coronavírus de forma gratuita. A determinação é da Lei 9.139/20, da deputada Alana Passos (PSL), sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), na última sexta-feira.

A testagem em massa tem o objetivo de verificar o contágio pelo coronavírus entre os profissionais, observando aqueles que possuem anticorpos e os que podem estar com a doença de forma assintomática.

A medida se estende àqueles que não exercem as atividades-fim na Saúde, ou seja, todos que atuam presencialmente nas unidades em outras funções, tais como área administrativa, serviço de copa, lavanderia, limpeza, segurança, entre outros.

"A sanção dessa lei não só preserva o trabalhador, mas sim toda a sociedade. Na hipótese de ser um infectado assintomático, esse profissional pode propagar o vírus para sua família, amigos e dezenas de pessoas no transporte público. É básico testarmos quem está na linha de frente, ainda mais com o aumento de infectados no estado", afirmou Alana Passos.