Chuvas assolam várias regiões do RJ

O estado do Rio foi castigado pelas chuvas intensas e inundações. Diversos municípios passam por dificuldades - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na noite de terça-feira (22), uma forte chuva, seguida por deslizamentos de terra causou mortes e destruição de casas em diferentes regiões do Rio de Janeiro. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no distrito de Xerém, foi registrada a morte de uma mulher, identificada como Fátima Marina Fernandes de Carvalho, de 61 anos.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, ela foi retirada de uma enxurrada na localidade Posto Carreteiro, mas já não tinha vida quando foi levada para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo. Ainda houve o caso de uma adolescente de 16 anos que foi levada
pela correnteza, mas conseguiu se salvar com a ajuda
de vizinhos. Ela foi levada para o hospital e já recebeu alta.

Em 12 horas, Xerém registrou 200 mm de chuva, quantidade esperada para o mês inteiro. As localidades mais atingidas foram Posto Carreteiro, Santo Antônio, Barreiros e Vila Canaã. "A gente está fazendo o levantamento e, por enquanto, ocorreram quatro desabamentos de casas com a chuva de ontem, com a força da água. Os moradores estão em casas de famílias", afirmou André Xavier.

Durante o dia de ontem, cinco sirenes foram ativadas na região de Xerém para avisar os moradores do risco das chuvas. Segundo o subsecretário, a prefeitura está montando hoje um ponto de apoio na localidade do Carreteiro para receber moradores de áreas de risco e fazer o cadastramento das famílias atingidas.

Mesmo com a diminuição da intensidade da chuva, o subsecretário informou que a localidade segue em risco já que há previsão de que o tempo chuvoso permaneça até sábado. "O município está em estágio de atenção máxima. Principalmente as pessoas que moram em área de risco, a gente pede para ficar sempre atento aos avisos de riscos e se a chuva aumentar procurar os pontos de apoio", recomendou o secretário.

Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que em caso de emergência, os moradores devem buscar locais seguros e fazer contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por meio dos telefones 0800 0230199, 199, 193 ou 2673-2203.

Nova Iguaçu - De acordo com a prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o município permanece em estágio de atenção e que equipes das secretarias municipais de Defesa Civil e de Assistência Social atenderam 35 pessoas de dez famílias, que ficaram desalojadas e foram abrigadas em casa de parentes.

Petrópolis - Na região serrana, motoristas estão enfrentaram um dia difícil de engarrafamento na subida da serra de Petrópolis por causa da queda de uma árvore. Equipes da Concer, concessionária responsável pela BR-040, permanecem avaliando as consequências do temporal de ontem no local. A rodovia foi
interditada, na praça de pedágio de Caxias, altura do km 104, no sentido Juiz de Fora (MG).

Frente fria - A frente fria que atingiu o Rio de Janeiro desde ontem se desloca para a região norte do estado, de acordo com informações repassadas pela meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).